03/05/2022
Jornada pela Reforma Agrária é tema da tribuna livre
Secom Câmara
A professora participou da Tribuna Livre de forma online
Edna Sampaio destaca a urgência de retomar a pauta no país.

A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA 2022) foi tema do espaço Tribuna Livre desta terça-feira (3), na Câmara Municipal de Cuiabá, com a presença da professora de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Eva Emilia Freire do Nascimento Azevedo, uma das coordenadoras da atividade, a convite da vereadora Edna Sampaio (PT).

Nos dias 12 e 13 de maio, das 9h às 19h, na praça Alencastro, em Cuiabá, a JURA realizará a "Feira Saberes e Sabores da Terra", onde serão comercializados produtos da reforma agrária, da agricultura familiar e da economia solidária, além de reunir rodas de conversa e atividades culturais.

A ação faz parte da programação deste ano, que segue até o dia 7 de setembro, com o tema  “Reforma Agrária Popular e Projeto de País”.

As atividades - debates, mesas redondas, ações culturais etc. -   acontecerão em espaços públicos como praças, escolas, assentamentos e no ambiente virtual.

“É um movimento das universidades de todo o país para pôr em discussão o projeto de reforma agrária e os temas relativos a ela, assumindo-a como necessária e fundamental para a democratização da estrutura agrária, social, econômica, política, educacional e cultural. A reforma agrária é um direito previsto na Constituição e os governos, independente de seu posicionamento partidário ou vontade pessoal, têm obrigação de fazê-la”, disse Eva Emília.

“Direitos fundamentais, como a alimentação e a moradia, têm se tornado cada vez mais distantes de uma parcela da população <...>. Exportamos carne enquanto temos aqui a fila do osso. O Brasil precisa de uma reforma agrária popular, que se comprometa a produzir alimentos saudáveis, respeite o meio ambiente e valorize o camponês”.

Segundo ela, o Censo Agropecuário do IBGE mostrou que, no Brasil, 1% dos proprietários concentram mais de 48% das áreas rurais.

Essa concentração expulsa o  pequeno agricultor, que é obrigado a viver nas periferias das grandes cidades, precarizando suas condições de sobrevivência, e produz monocultura, visando o enriquecimento privado, a custo de grandes impactos ambientais.

Edna Sampaio salientou que as desigualdades do país são fruto da concentração de terras e que Mato Grosso é o segundo no ranking nacional neste quesito.

“O Brasil, em pleno século 21, nos envergonha por ainda não ter cumprido uma tarefa fundamental, a reforma agrária”, disse ela, que falou também sobre sua vivência pessoal deste tema. “Sou neta de um agricultor, que foi espoliado por um político famoso daqui que abandonou as terras porque teve que vir para a cidade”.

A parlamentar destacou a importância da JURA diante do cenário econômico atual do país, marcado pelo retorno da fome.

“Parabéns à UFMT, que abraça a causa da reforma agrária, ao MST e aos movimentos que têm, há décadas, realizado a JURA, uma resistência pela democratização do acesso à terra <...>. Neste momento de insegurança alimentar, é urgente retomar a agenda da reforma agrária para democratizar a vida a toda a população”.

Sobre a JURA

A JURA teve início no ano de 2014, com a participação de 40 universidades e hoje ocorre em 60 instituições de todo o país, promovendo o intercâmbio entre a academia e os camponeses para debater sobre a reforma agrária e a relação com a produção. Na UFMT, acontece desde 2018.

O evento debate educação, relações raciais, soberania popular, proteção ao ambiente,  saúde, direitos dos povos indígenas e quilombolas, trabalho e  agroecologia.

Confira a programação completa:  https://juramatogrosso.wixsite.com/jura2022

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio

03/05 - Servidores do SAMU serão homenageados pelo vereador Dilemário pelos serviços prestados a população cuiabana
03/05 - Vereadora Maysa Leão homenageia mulheres empreendedoras de Cuiabá