18/05/2023
Artesã encontra cura através do trabalho e relata luta contra o câncer

Nesta quarta-feira (18), a Câmara Municipal de Cuiabá realizou mais uma edição da Feira do Legislativo, e desta vez recebeu além dos expositores histórias marcantes de superação por meio do artesanato. Os servidores da Casa tiveram a chance de conhecer diversos trabalhos que foram do artesanato a culinária regional.

Uma das personagens especiais desta Feira foi a artesã Rosinete Ana de Arruda Mendes, que encontrou por meio de seu trabalho uma maneira de curar o impacto causado pelo câncer que a acometeu. A artista relata que a descoberta da doença mexeu muito com ela de forma direta.

“Há seis anos eu descobri o meu câncer de rim então eu fiquei meio perdida, porque eu tive esse afastamento do trabalho e aí eu ficava só deitada. Então veio a ideia de trabalhar com artesanato e o que eu tinha em casa eram alguns pneus jogados no quintal aí eu decidi fazer algo com eles”, relata Rosinete sobre seu primeiro contato com a arte.

As palavras da artesã contam uma história de superação, ela relata ainda que decidiu definitivamente se dedicar ao trabalho após a sua cirurgia e que a rotina do artesanato a transbordava, fazendo até com que sua dor desaparecesse naqueles momentos.

“Eu sinto que eu tinha o poder de controlar a dor através do artesanato. Eu dormia pensando naquilo, eu sonhava e quando acordava eu anotava as ideias, e no outro dia eu tentava botar em prática”, declara.

Rosinete finaliza seu forte depoimento dizendo que em seus momentos com o artesanato o tempo passava e a atividade levava consigo qualquer incômodo.

O Secretário de Cultura da Câmara Municipal de Cuiabá, Odenil Fausto explica como novos artesãos podem expor seu trabalho na Casa do Legislativo nas próximas Feiras que estão por vir.

“Os artesãos devem procurar a Secretaria de Ações Institucionais ou a Secretaria de Cultura e eles serão inseridos. Porque o objetivo na realidade é que eles participem! Os artesãos, os artistas, o objetivo dessa casa e fomentar e ampliar essas pessoas”, afirmou Fausto.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá

03/05 - Servidores do SAMU serão homenageados pelo vereador Dilemário pelos serviços prestados a população cuiabana
03/05 - Vereadora Maysa Leão homenageia mulheres empreendedoras de Cuiabá
03/05 - Chico 2000 pede apoio de Emanuelzinho para construção de Unidade de Saúde no Ribeirão da Ponte