Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
01/06/2023
Dilemário apresenta Moção de Solidariedade à jornalista cuiabana Delis Ortiz que foi agredida no exercício da sua profissão
O vereador Dilemário Alencar (Podemos) usou a tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá, nesta quinta-feira (1),  para fazer uma manifestação pública de solidariedade à jornalista cuiabana Delis Ortiz da rede Globo, que foi covardemente agredida quando do exercício da sua profissão no Palácio do Itamaraty.  

Em entrevista ao canal de notícias Globo News, Delis revela que ela levou uma braçada no pescoço de um segurança do presidente da Venezuela e soco no peito por um segurança recrutado pelo Gabinete Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), quando fazia a cobertura de uma coletiva de imprensa do presidente venezuelano Nicolás Maduro. 

“Quero na tribuna desta Casa de Leis, através da moção que hora apresento manifestar solidariedade à jornalista Delis Ortiz e repudiar as agressões sofridas por ela. A Delis nasceu em nossa cidade, morou na Rua Marechal Floriano Peixoto e estudou na Escola Técnica Federal. Diante dessa covarde agressão, não podemos deixar de defender os direitos e garantias fundamentais insculpidos na nossa Constituição Federal, em especial da liberdade de imprensa. Impedir ou limitar o exercício de jornalistas é uma agressão contra toda a sociedade brasileira”, disse o vereador Dilemário. 

Quem é Delis Ortiz:               

Nascida em Cuiabá no dia 5 de julho de 1963, Delis Ortiz trabalhou como correspondente internacional da TV Globo em Buenos Aires de 2011 a 2015 e, a partir de 2016, voltou a atuar como repórter em Brasília.   
 
Antes de se tornar correspondente internacional, a Delis Ortiz era uma das principais repórteres da TV Globo cobrindo notícias políticas em Brasília para o Jornal Nacional.  Durante esse período, era comum vê-la apresentando o Bom Dia Brasil em Brasília.  
 
Ao longo de sua carreira, Delis Ortiz recebeu reconhecimento e prêmios por seu trabalho jornalístico. Em 2005, foi uma das vencedoras do VII Prêmio Embratel pela reportagem "Abuso Sexual Infantil", produzida para o Globo Repórter. Em 2008 foi indicada ao “Troféu Mulher Imprensa” na categoria “Repórter de Telejornal.” 
 
Delis Ortiz é mãe de duas filhas, Brenda e Bianca, e é membro da Igreja Presbiteriana do Planalto, em Brasília. 

Da Assessoria


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.