01/06/2023
Vereadora Michelly Alencar faz apelo em plenário pela continuidade da Intervenção na Saúde Cuiabá
Diante dos avanços e desafios enfrentados durante a intervenção na saúde em Cuiabá, a vereadora reforça a importância da continuidade da intervenção.

Tudo que a população precisa é de uma saúde pública que funcione, e a intervenção provou que é possível restabelecer o direito dos cidadãos, o que não vinha acontecendo com a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

A equipe nomeada para tocar as ações da saúde em Cuiabá está promovendo transformações significativas e duradouras no sistema de saúde, temos presenciado avanços concretos na capacidade de atendimento.

A Vereadora Michelly Alencar, na sua fala na sessão do dia 01/06, deu um breve balanço sobre as ações da intervenção durante estes 70 dias de exercício:
- Aumento de 50% na realização de cirurgias, o número aumento de 1.281 para 1.915 cirurgias, em apenas 70 dias
- Início do mutirão para as cirurgias de final de semana, no antigo Pronto Socorro, com 60 cirurgias só no final de semana e chegando no total de 150 durante a semana
- Conseguiu zerar a fila de cirurgias de laqueadura que constavam mulheres na espera desde 2015
- Retomada do Raio X nas três UPAs de Cuiabá
- Comprometimento com a entrega da UPA Leblon
- Aumento de quase 50% dos médicos nas UPAs, com um salto de 67 para 100 profissionais
- Restabelecimento do abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde, com um estoque para 30 dias
- Diminuição do tempo de espera no atendimento nas unidades de saúde
- 86% da vacinação da população com o restabelecimento de 20 unidades que estavam com a aplicação de vacina desativada.

"Tenho uma lista imensa de dados que comprovam que a saúde avançou muito em apenas 70 dias de intervenção, por isso, apoio cem por cento que a intervenção tenha o prazo ampliado, e que ela continue para finalizar as ações que ainda estão em curso e que precisam ser finalizadas.", afirma a vereadora.

A continuidade da intervenção permitirá um maior fortalecimento da atenção primária à saúde, que é a base de um sistema de saúde eficiente. O trabalho realizado até o momento é apenas o começo de uma jornada rumo a um sistema de saúde eficiente, acessível e de qualidade em Cuiabá. É imprescindível a prorrogação da intervenção para consolidar os avanços já alcançados e enfrentar os desafios remanescentes.

"Sou uma das vereadoras que sempre defendeu a saúde, e sempre defendo os resultados para a população, vou continuar lutando e acredito que para a população ter a saúde que merece a intervenção precisa continuar!", declara a parlamentar.

A vereadora Michelly Alencar finalizou a sua fala fazendo um apelo ao tribunal de contas e ao tribunal de justiça para que deem um parecer a respeito do prosseguimento da intervenção na saúde de Cuiabá, além de reafirmar o seu compromisso em lutar para tal avanço, em estreita colaboração com a população e demais partes interessadas.

Da Assessoria