14/06/2023
Servidores da Câmara recebem qualificação para uso de Protocolo Digital
Secom

Servidores da Câmara Municipal de Cuiabá participaram nesta quarta-feira (14) de um treinamento para uso do Protocolo Digital. A reunião aconteceu no Auditório Ana Maria Couto (Plenarinho) e foi realizada pela Unidade de Controle Interno e pela servidora do protocolo, Joyce Pinheiro, com apoio da Escola do Legislativo.

O sistema de protocolo digital da Câmara Municipal foi implantado no ano de 2019 e o treinamento, além de ensinar o passo a passo para o servidor utilizar o protocolo diariamente, teve como objetivo principal atualizar os servidores sobre os procedimentos de envio de documentos. Isto porque houve uma atualização dos procedimentos após a publicação da Portaria 168/2023, que instituiu como meio exclusivamente digital o Sistema de Protocolo Geral e foi regulamentado pela Instrução Normativa SGP 001/2023.

O presidente da Câmara, vereador Chico 2000 (PL), disse que o objetivo do treinamento é ter um protocolo seguro, confiável e sigiloso quando necessário, por isso, a necessidade de treinar todos os servidores, tanto os de carreira quanto os comissionados para operar o novo sistema digital.

“O nosso protocolo será digital e a única exceção para protocolo físico será para àquelas pessoas sem habilidade com sistemas de informática. Elas poderão trazer o protocolo físico e os nossos servidores farão a digitalização”, explicou.

A servidora Luciana Arantes, Chefe do Núcleo de Controle Interno da Câmara, destacou que o novo sistema trará segurança documental e também contribui para a economia no consumo de papel, tornando a Câmara mais sustentável.

“Haverá mais segurança em toda documentação e dentro de 10 anos será possível saber quem tramitou e recebeu o documento, cumprindo os prazos do planejamento estratégico, mais segurança em relação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em relação a documentos sigilosos. É uma inovação”.

Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

03/05 - Servidores do SAMU serão homenageados pelo vereador Dilemário pelos serviços prestados a população cuiabana
03/05 - Vereadora Maysa Leão homenageia mulheres empreendedoras de Cuiabá
03/05 - Chico 2000 pede apoio de Emanuelzinho para construção de Unidade de Saúde no Ribeirão da Ponte