02/08/2023
Amamentação é tema de bate-papo com servidoras dentro da programação do Agosto Dourado
Secom

A Câmara Municipal de Cuiabá, por meio da Sala da Mulher, promoveu um bate papo sobre amamentação nesta quarta-feira (02), no Plenarinho da Câmara. A ação faz parte da programação do Agosto Dourado, de incentivo ao aleitamento materno.

O presidente da Câmara, Chico 2000 (PL), disse que o tema é importante e cercado de muitos tabus, que precisam ser desmistificados. Ele participou do debate fazendo perguntas para sanar dúvidas que são comuns quando se trata de amamentação.

“A amamentação é o principal caminho para salvar a vida, de proporcionar a criança uma infância saudável e fazer com que essa criança seja muito bem resolvida fisicamente, porque ela foi bem alimentada. As mulheres precisam participar. Vamos fazer com que outras palestras iguais a essa aconteçam nessa casa, de forma que este tema precisa alcançar a todas”.

Dentro do Parlamento há uma sala de amamentação criada em gestões anteriores e mantida pela atual Mesa Diretora. O espaço serve tanto para as servidoras alimentarem seus bebês, quanto das mulheres que visitam a Câmara.

O responsável técnico pela Política Estadual de Amamentação na Secretaria Estadual de Saúde, Rodrigo Carvalho, parabenizou a Câmara por trazer um debate desta importância entre as servidoras. Boa parte delas ficam grávidas, têm seus bebês e podem amamentar.

“É preciso que ela encontre no seu ambiente de trabalho um local acolhedor para quando ela retornar da sua licença-maternidade, e continuar amamentando pelo tempo recomendado. A amamentação deve ser exclusiva por seis meses e continuada por dois anos ou mais. Contudo, para isso, ela precisa também do apoio do seu local de trabalho, com sala de apoio à amamentação”.

Rodrigo foi idealizador da campanha do Agosto Dourado, que nasceu em 2012, no mesmo sentido das outras campanhas mensais que já existiam, como Outubro Rosa (de câncer de mama) e o Novembro Azul (câncer de próstata). O leite materno é o alimento mais indicado para a criança desde o início da vida, pois além de nutrir ajuda na prevenção de doenças.

“O Agosto Dourado veio para prolongar o tempo de promoção do aleitamento materno no mês de agosto, que já acontecia pela Semana Mundial de Amamentação. A gente estendeu essa promoção para os 31 dias do mês de agosto, fortalecendo ainda mais e se incentivo a amamentação no nosso país”.

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

06/05 - Cezinha Nascimento propõe lei que reconhece importância de instituição para Cuiabá
06/05 - Quatro sessões solenes e audiência pública estão na agenda da Câmara
06/05 - Indicação de Varanda para tapa-buracos é atendida por secretaria de obras