02/08/2023
Edna Sampaio dialoga com estudantes e propõe fundo para transporte público

A vereadora Edna Sampaio (PT) nesta quarta-feira (02), com estudantes para ouvir suas reivindicações a respeito do passe livre. Os estudantes reclamam que o bloqueio vem acontecendo desde o início do ano.

Estiveram presentes representantes da União Estadual dos Estudantes (UEE), da Associação Mato-Grossense dos Estudantes Secundaristas (AME), do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (DCE/UFMT), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e dos Centros Acadêmicos dos cursos de Engenharia Química, de Saúde Coletiva e de História, da UFMT.

Os estudantes pedem a reformulação da lei do passe-livre (nº 4.141/2001) para que ela contemple seu uso irrestrito.

“Precisamos unir forças com os demais estudantes e queremos um posicionamento dos vereadores sobre o passe livre. Nosso processo de construção da luta pelo fim do bloqueio precisa acontecer junto aos parlamentares a fim de que a lei do passe livre, que é de 2001, seja revista”, pontua Graziele Tacanã, secretária geral do Centro Acadêmico do curso de Saúde Coletiva da UFMT.

Além disso, foi deliberada a realização de audiências públicas para discutir o tema com a sociedade civil, com os estudantes, tendo a participação das três instâncias dos entes federativos. A primeira delas será realizada na Câmara Municipal.

Edna Sampaio acredita ser essencial o diálogo institucional entre os estudantes e o governo municipal, além da participação do Governo Estado. “Precisamos cobrar a responsabilidade do passe livre ao Estado também. É importante a criação de um Fundo Estadual de Transporte Público para subsidiar os grupos que precisam. Todos têm direito de ir e vir livremente, inclusive as pessoas que não possuam tais condições financeiras”, disse a vereadora.

Os estudantes pedem a reformulação da lei do passe livre (nº 4.141/2001), que, segundo eles, precisa ser revista para se adequar à realidade dos estudantes atuais, contemplando o uso irrestrito do passe-livre.

A Câmara Municipal de Cuiabá realizará Audiência Pública sobre a revitalização do Centro Histórico de Cuiabá, marcada para o dia 23 de agosto, às 17h30, no próprio Centro Histórico. A audiência foi deliberada pela Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico durante reunião ocorrida na tarde ontem (01). A comissão é composta pelos vereadores Mário Nadaf (PV), Fellipe Corrêa (Cidadania) e presidida pela vereadora Edna Sampaio.

03/05 - Servidores do SAMU serão homenageados pelo vereador Dilemário pelos serviços prestados a população cuiabana
03/05 - Vereadora Maysa Leão homenageia mulheres empreendedoras de Cuiabá
03/05 - Chico 2000 pede apoio de Emanuelzinho para construção de Unidade de Saúde no Ribeirão da Ponte
03/05 - Tribuna convidada pela vereadora Michelly Alencar debate sobre o Maio Roxo