25/08/2023
Obras de acessibilidade evitam segregação e facilitam o acesso a Câmara de Cuiabá
Secom

O diretor de Esportes da Associação Mato-grossense de Deficientes (AMDE), Gabriel Aguiar, celebrou às obras de acessibilidade que facilitarão o acesso das pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos, ao Legislativo Municipal. Esta tem sido uma das principais bandeiras do presidente da Casa, vereador Chico 2000 (PL).

Nesta sexta-feira (25.08), durante a assinatura para o lançamento das obras do elevador, que permitirão o acesso às galerias do Plenário, Gabriel destacou a importância da iniciativa. Desta forma, terão a oportunidade de acompanhar as sessões ordinárias e quaisquer outras discussões.

"É muito importante, porque a gente se sente incluso de verdade. Como a gente assistia na sala de imprensa, não conseguíamos acompanhar, não conseguia estar com a população que estava por diversas vezes manifestando sobre uma matéria importante para as pessoas com deficiência. Nós ficávamos todos separados, como uma segregação. Então agora, conseguindo essa acessibilidade, vamos lutar muito mais pelos nossos direitos", disse ele.

Há quase 34 anos trabalhando na Câmara, o servidor José Carlos, que é cadeirante, e integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, destacou a importância da atuação de Chico - visando assegurar o acesso amplo e democrático ao Parlamento.

"Eu quero ressaltar que a nossa Câmara é pioneira na criação da Comissão de Acessibilidade. O elevador representa a acessibilidade ao Plenário, onde as pessoas com mobilidade tinham muita dificuldade de conseguir até ele. Graças a Deus se tornará realidade. Quero agradecer a Mesa Diretora e o presidente Chico, que está atuando em favor do nosso direito, que é acompanhar uma sessão", argumentou.

O lançamento contou com a presença do presidente da Câmara Chico 2000 (PL), deputado estadual Juca do Guaraná e os vereadores Rogério Varanda e Sargento Vidal (MDB), Dilemário Alencar (Podemos), e Mário Nadaf (PV).

Além do presidente da Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência, Mário Lúcio, Presidente do Instituto dos Cegos, Udeilson Arruda, Secretário Adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens Dias da Silva, presidente da APAE, Leonardo Arruda, Diretora da Associação Mato-grossense dos Deficientes, Francisca Batista e o advogado Marcione Mendes.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá

03/05 - Servidores do SAMU serão homenageados pelo vereador Dilemário pelos serviços prestados a população cuiabana
03/05 - Vereadora Maysa Leão homenageia mulheres empreendedoras de Cuiabá
03/05 - Chico 2000 pede apoio de Emanuelzinho para construção de Unidade de Saúde no Ribeirão da Ponte