30/08/2023
Michelly Alencar Presta Homenagem ao Grupo Flor Ribeirinha pelos 30 Anos
Beatriz Dias

A vereadora Michelly Alencar (UNIÃO) realizou nesta terça-feira (29), uma Sessão Solene em homenagem aos 30 anos do grupo Flor Ribeirinha. A cerimônia reuniu aproximadamente 150 pessoas que fazem parte da comunidade Flor Ribeirinha, incluindo apoiadores, dançarinos, diretores e familiares.

"A gente tem a grande gratidão de saber que o Flor Ribeirinha está em grande ascensão e a gente tem muitos outros títulos para conquistar, muitos outros países para dançar, para mostrar que Cuiabá, que Mato Grosso, que o Brasil, se orgulham dessa cultura. Parabéns a todos vocês", afirmou a vereadora.

Emocionada, a idealizadora e fundadora da Associação Cultural Flor Ribeirinha, Domingas Leonor da Silva, lembra que, para o grupo alcançar este patamar, foram muitas lutas, barreiras e superações.

"Eu estou aqui pessoal, esta velha que fala com vocês. Agradeço pelos 30 anos da Flor Ribeirinha. A Flor foi um filho que eu pari de dentro de mim, trabalhar e lutar com o grupo igual eu lutei, com o Flor Ribeirinha, não é para qualquer um não. Hoje tudo é mais fácil, mas lá atrás era difícil. Foi passando por cima de pau e pedra e hoje o Flor Ribeirinha está aqui com 30 anos de idade", disse dona Domingas.

O secretário adjunto de Cultura de Mato Grosso, Jan Moura, usou a fala para ressaltar os investimentos do governo para a cultura do estado.

"O governo Mauro Mendes, tem feito um trabalho que para mim é fundamental, primeiro ampliando o investimento. Gosto muito de falar isso, artista adora palmas, artista adora reconhecimento, né? Mas o que muda realmente a vida das pessoas é investimento. Quando a gente coloca recursos na cultura, a gente sabe como ela realmente pode mudar a vida de vocês", afirmou Jan Moura.

Também presente na sessão solene, o chefe da casa civil, Fábio Garcia, ressaltou a importância da cultura em sua vida.

"A minha avó é uma apaixonada pela nossa cultura e pelo nosso artesanato. Foi pelas mãos da minha avó que surgiu a Casa do Artesão. Na nossa família, a gente sempre cultivou muito a importância de manter viva a nossa cultura, nossa tradição", pontuou Fábio Garcia.

Flor Ribeirinha:

O Grupo Cultural Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira-Rio é um grupo folclórico que representa a cultura do estado em apresentações no Brasil e em outros países. Este ano, o grupo comemorou em julho 30 anos de fundação. O Flor Ribeirinha é tricampeão mundial em festivais internacionais com o espetáculo "Mato Grosso dançando o Brasil". O grupo conquistou o título de campeão mundial no Festival Internacional de Arte e Cultura, na Turquia, em 2017. Conquistou outro título no Festival Internacional de Dança, realizado na Polônia, em 2020, e foi campeão mundial também na Bulgária, em 2022. No espetáculo "Mato Grosso dançando o Brasil", o elenco apresenta o siriri, a dança típica da capital mato-grossense que reflete o multiculturalismo e traz o ritmo contagiante da viola de cocho, o mocho e o ganzá. O Flor Ribeirinha traz também manifestações tradicionais como a dança do boi-bumbá de Parintins, no Amazonas, na região Norte a dança gaúcha com forte expressão cultural do Sul o tradicional frevo do Nordeste e o samba, da região Sudeste, considerado uma das principais marcas da cultura brasileira.

Da Assessoria

03/05 - Servidores do SAMU serão homenageados pelo vereador Dilemário pelos serviços prestados a população cuiabana
03/05 - Vereadora Maysa Leão homenageia mulheres empreendedoras de Cuiabá
03/05 - Chico 2000 pede apoio de Emanuelzinho para construção de Unidade de Saúde no Ribeirão da Ponte