12/09/2023
Psicóloga alerta sobre prevenção ao suicídio na tribuna da Câmara
Donatto Aquino/Secom

Em média, 38 pessoas tiram a própria vida no Brasil, são cerca de 14 mil suicídios por ano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no mundo são cerca de 700 mil deste tipo de morte todos os anos. O alerta foi dado pela psicóloga Larissa Mel Ferreira Queiroz, que usou a tribuna da Câmara de Vereadores para falar sobre o Setembro Amarelo. O convite partiu do presidente da Casa, vereador Chico 2000 (PL).

Ela alertou que a saúde mental precisa ser tratada com a seriedade que merece. No dia 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, que neste ano tem como tema “Se precisar, peça ajuda!”.

Larissa destacou que há universidades, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Centro de Valorização a Vida (CVV) onde a pessoa pode buscar ajuda de forma gratuita.

“O Setembro Amarelo é importante e tem nos trazido diversas questões, especialmente na pós pandemia. Lido com adolescentes na escola e no consultório e o aumento de depressão nas crianças e adolescentes tem nos assustado. É importante de falar sobre a prevenção ao suicídio”.

O presidente da Câmara, Chico 2000, agradeceu a psicóloga pelos esclarecimentos e destacou que o poder público precisar dar mais destaque aos números alarmantes, de que a cada 1 hora, pelo menos um suicídio é registrado no país.

“Este é um mês que, no mínimo, precisamos fazer reflexão sobre o que ele representa e às vezes a gente não consegue identificar dentro da nossa casa, quando consegue saber o que está acontecendo as vezes não dá mais tempo para corrigir e voltar atrás. Tenho exemplos de pessoas próximas a mim, que chegou em casa e encontrou o marido morto por suicídio e ela dormia com ele todos os dias. É um tema que precisamos falar mais sobre ele para despertar a consciência e levar ações diferentes para mudar esse quadro”.

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

03/05 - Servidores do SAMU serão homenageados pelo vereador Dilemário pelos serviços prestados a população cuiabana
03/05 - Vereadora Maysa Leão homenageia mulheres empreendedoras de Cuiabá
03/05 - Chico 2000 pede apoio de Emanuelzinho para construção de Unidade de Saúde no Ribeirão da Ponte