12/09/2023
Vereadores derrubam parecer e mantém projeto que cria Biblioteca Digital
Donatto Aquino/Secom

Por 16 votos, os vereadores derrubaram o parecer pela rejeição do projeto de lei proposto pelo vereador Marcus Brito Junior (PV), que cria a Biblioteca Digital no município de Cuiabá. Com isso, a matéria segue para parecer da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e conta com o apoio da maioria dos parlamentares.

A Biblioteca Digital Municipal de Cuiabá seria vinculada à Biblioteca Pública Municipal de Cuiabá, com finalidade principal de disponibilizar livros e outras publicações de domínio público, disponibilizando-os à sociedade via formato digital.

As obras literárias que serão disponibilizadas no formato digital inicialmente serão àquelas de domínio público. A gestão da biblioteca digital ficará responsável pela inserção de todo o acervo bibliográfico disponível na biblioteca Municipal de Cuiabá, e assim o usuário poderá ter acesso ao livro e saber se o mesmo está disponível para empréstimo, quando esse não estiver disponível em formato digital.

“A intenção é garantir a disponibilização de livros e outras publicações de domínio público à sociedade de forma digital. Além disso, queremos incentivar a leitura tantos dos nossos estudantes como da população no geral. É um grande passo na busca da acessibilidade, especialmente para aqueles mais carentes que querem adquirir maior conhecimento”, argumentou o vereador.

Ele defende que a disponibilização de plataformas de leitura digital para o público é entendida como uma importante ferramenta para a construção de políticas públicas de inclusão digital no sentido de contribuir para a formação de novos leitores, contribuindo para a cidadania destes indivíduos.

“Eu gostaria de fortalecer o pedido do vereador Marcus Brito, visto que quando a gente fala de uma biblioteca digital, em termos de custo benefício, é um dos menores que existem. Cuiabá pode sair à frente”, defendeu a vereadora Maysa Leão (Republicanos).

O vice-líder do Executivo na Câmara, vereador Luis Cláudio (PP) disse que o projeto é um avanço para Cuiabá. “É um avanço para o conhecimento da população, principalmente para as pessoas mais carentes. Hoje a pessoa tem acesso a internet, tem acesso a internet na escola e ela podem acessar uma biblioteca digital. Então, é um projeto muito importante para a comunidade”.

Após o parecer da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, o projeto de lei deve voltar a plenário para andamento das votações. Se for aprovado, deve seguir para a sanção ou veto do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

03/05 - Servidores do SAMU serão homenageados pelo vereador Dilemário pelos serviços prestados a população cuiabana
03/05 - Vereadora Maysa Leão homenageia mulheres empreendedoras de Cuiabá
03/05 - Chico 2000 pede apoio de Emanuelzinho para construção de Unidade de Saúde no Ribeirão da Ponte