15/09/2023
Edna defende gestão do patrimônio histórico
Da assessoria
A vereadora Edna Sampaio (PT) disse que esteve recentemente em Salvador (BA) conhecendo o sistema de gestão do patrimônio histórico implementado na capital baiana. Ela se reuniu com o vereador Silvio Humberto (PSB), presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.

“Foi muito interessante estar em uma cidade que foi a primeira capital do Brasil, com um patrimônio histórico incalculável, talvez a mais importante em termos de patrimônio tombado pelo Iphan e pela Unesco como patrimônio da humanidade”, disse ela.

“Estamos discutindo, por meio da comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara de Cuiabá, e fizemos uma audiência sobre o patrimônio histórico da nossa capital. Trouxemos de lá da Bahia muitas coisas boas para a gente pensar também a dinamização do patrimônio histórico aqui, até porque nós temos hoje a possibilidade de dialogar com o governo federal sobre o financiamento de projetos voltados à preservação do patrimônio histórico”, explicou a vereadora.

A parlamentar relatou que esteve no MAFRO (Museu Afro-brasileiro da Universidade Federal da Bahia), sediado em Salvador, que possui um acervo de mais de 1.100 peças de cultura material africana e afro-brasileira e destacou que seu sonho é ter um museu similar na capital mato-grossense, onde seja possível oferecer formação para professores sobre questões raciais.

“O racismo é algo extremamente grave aqui em Mato Grosso e na nossa capital, e a minha presença aqui neste parlamento não deixa dúvidas sobre quanto o racismo ainda é uma pauta que precisa ser discutida e sobre a qual precisamos avançar”, finalizou Sampaio.

Da Assessoria

03/05 - Servidores do SAMU serão homenageados pelo vereador Dilemário pelos serviços prestados a população cuiabana
03/05 - Vereadora Maysa Leão homenageia mulheres empreendedoras de Cuiabá
03/05 - Chico 2000 pede apoio de Emanuelzinho para construção de Unidade de Saúde no Ribeirão da Ponte