18/09/2023
Chico entrega Moções de Aplausos em braile para atletas cegos
Donatto Aquino/Secom
O presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL), propôs Moções de Aplausos a integrantes da equipe feminina de Goalball e masculina de futebol para cegos da Associação Mato-grossense de Cegos (AMC). As honrarias serão entregues em braile, na quarta-feira (20.09), às 9h, durante sessão solene, em parceria com a vereadora Maysa Leão (Republicanos).

“A homenagem reconhece o desempenho notável e a dedicação exemplar dos atletas ao esporte paralímpico. O Goalball é uma modalidade Paralímpica criada exclusivamente para a pessoa com deficiência visual, sem adaptações de outras modalidades”.

O esporte foi inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, com o propósito de reabilitar e socializar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que se tornaram cegos.

A trajetória do Goalball na AMC começou no ano de 2001. Desde então, a equipe feminina tem se destacado tanto em nível regional quanto nacional. Suas principais conquistas incluem: 16 títulos do Campeonato Regional Centro Norte (sendo a equipe com mais vitórias), 3 títulos do Campeonato Brasileiro e 1 título da Supercopa Brasil de Goalball.

Já a equipe masculina na Associação Mato-grossense de Cegos começou no ano de 1998. Desde então, a equipe conquistou vários títulos tanto a nível regional quanto nacional. No torneio Regional Centro Norte, que reúne equipes do Centro-Oeste e Norte do país, foram conquistados 11 títulos.

Recentemente, no mês de junho deste ano, a equipe sagrou-se vice-campeã regional, chegando a uma final após 4 anos de espera. Em nível nacional, a AMC-MT é tricampeã brasileira de Futebol para cegos.

“O papel do esporte como promotor da inclusão de pessoas com deficiência é claramente evidenciado por meio das atividades da AMC-MT. O futebol para cegos, como uma modalidade paralímpica, não apenas fornece uma oportunidade para pessoas com deficiência visual participarem ativamente do esporte, mas também promove a inclusão social, autoconfiança, protagonismo e capacitação desses indivíduos. É um meio poderoso de combater preconceitos e promover uma compreensão mais profunda das capacidades e contribuições que as pessoas com deficiência podem oferecer à sociedade”.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá

03/05 - Servidores do SAMU serão homenageados pelo vereador Dilemário pelos serviços prestados a população cuiabana
03/05 - Vereadora Maysa Leão homenageia mulheres empreendedoras de Cuiabá
03/05 - Chico 2000 pede apoio de Emanuelzinho para construção de Unidade de Saúde no Ribeirão da Ponte