04/10/2023
CPI dos Indenizatórios irá ouvir ex-tecnico do Denasus e farmacêutico nesta quarta
Secom

Os membros da CPI dos Indenizatórios irão realizar nesta terça-feira (04.10), às 14h, uma reunião extraordinária na Sala de Comissões, na Câmara de Cuiabá. O objetivo será ouvir o ex-técnico do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) e um farmacêutico.

“Um ex-técnico do Denasus entrou em contato querendo colaborar com a investigação e vamos ouvi-lo amanhã às 14h, como convidado. Também iremos falar sobre todo o relatório feito e encaminhado ao presidente dessa Casa para que ele tenha conhecimento total do que houve naquela manhã ”, disse o presidente da CPI dos Indenizatórios, o vereador Sargento Vidal.

O parlamentar pretende esclarecer alguns fatos ocorridos na Saúde de Cuiabá durante o período da Intervenção, a fim de avaliar se as denúncias de fraude nos indenizatórios procedem.

Vidal também destacou que, nas próximas reuniões, pretende convocar as empresas que forneceram esses medicamentos e insumos para a Saúde de Cuiabá no período de intervenção. Além das envolvidas no descarte, como a Máxima Ambiental, entregando o relatório de produtos que estavam sendo descartados.

“Quando chegamos na CDMIC no último sábado, um caminhão baú da Máxima Ambiental, que é a empresa responsável em fazer o descarte, estava lotado de medicamentos e insumos até o teto. É necessário que eles tenham recebido um oficio e que tenham a lista destes medicamentos. Chegamos a solicitar para o co-interventor Hugo Lima, mas como a intenção dele era atrapalhar o máximo possível, ele se negou. Então pretendemos convocar a Máxima para que nos entregue essa lista”, declarou ele.

Vidal ressaltou que causou estranheza este descarte estar sendo realizado em um sábado – quando não há expediente no local –, com a presença apenas de alguns funcionários da intervenção, dispensando o acompanhamento dos órgãos fiscalizadores como o Ministério Público do Estado, o Tribunal de Contas do Estado e da Câmara de Cuiabá, por meio dos vereadores membros da CPI. Outro fato que lhe chamou a atenção foi que, ao solicitar a relação desses produtos, o co-interventor do Estado Hugo Lima disse que ainda estava sendo produzido. “O descarte deveria ser feito com a relação já pronta, como que descarta primeiro e depois faz a relação?”.

A CPI visa investigar, no prazo de 120 dias, possíveis irregularidades nas contratações de medicamentos, causando um prejuízo aproximado de $540 mil aos cofres públicos. Além de Vidal, a Comissão ainda tem o vereador Luís Claudio (PP) como relator e o vereador Ricardo Saad (PSDB) como membro.

Informações:

O que: Reunião extraordinária da CPI dos Indenizatórios

Quando: quarta-feira (04.10), às 14h

Onde: Sala das Comissões na Câmara de Cuiabá

06/05 - Cezinha Nascimento propõe lei que reconhece importância de instituição para Cuiabá
06/05 - Quatro sessões solenes e audiência pública estão na agenda da Câmara
06/05 - Indicação de Varanda para tapa-buracos é atendida por secretaria de obras
06/05 - Audiência Pública na Câmara de Cuiabá destaca importância da visibilidade trans
03/05 - Servidores do SAMU serão homenageados pelo vereador Dilemário pelos serviços prestados a população cuiabana