27/11/2023
Comunidade acadêmica participa de audiência pública sobre passe livre
Donatto Aquino
Estudantes, professores e comunidade acadêmica, do ensino médio e ensino superior, participaram na última sexta-feira (24.11) de uma audiência pública convocada pelo vereador Robinson Cireia (PT), visando debater o passe livre estudantil irrestrito.

As lideranças estudantis criticam as limitações impostas ao passe livre, que acabam restringindo a participação dos estudantes em atividades pedagógicas no contra turno escolar ou em atividades extracurriculares, bem como impedindo o acesso à cultura e ao lazer.

Segundo os estudantes presentes, a lei do passe livre de 2001 não contempla mais as novas dinâmicas da vida estudantil. Muitos alunos passam o dia todo nas escolas e universidades, ou participam de atividades e grupos de pesquisa.

Cireia abriu a audiência resgatando o histórico de lutas pelo passe livre, desde os anos 2000, e reforçou seu compromisso com os estudantes. “O direito à cultura e ao lazer também não é contemplado pelo passe livre. Outra reclamação recorrente são os transtornos enfrentados na hora de validar o cartão, causando atrasos e constrangimentos pela manutenção precária dos equipamentos disponibilizados pela concessionária, pontuou o vereador.

Para o estudante de ciências sociais da UFMT, coordenador do DCE e da UEE, João Vitor, a audiência é uma oportunidade de avançar com essa pauta dentro do parlamento municipal. “Hoje em dia, a gente não é só estudante quando tá dentro de sala de aula, nós somos estudantes sete dias por semana, 24 horas por dia, nós fazemos pesquisa, extensão, e para, além disso, temos direito aos espaços de cultura e de lazer na cidade”, explica João.

Os presentes defenderam o passe livre irrestrito, isto é, sem limitações de horários ou dias da semana, e também reivindicam o passe livre intermunicipal, que atualmente não existe de forma gratuita. A candidata à reitora da UFMT e diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Profª. Drª. Marluce Souza Silva endossou as reivindicações. Diretores da Associação Mato-grossense de Transportes Urbanos estiveram presentes, mas não responderam aos questionamentos.

Participaram da audiência pública estudantes de diversas escolas e universidade e organizações e movimentos estudantis, como União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE), Associação Municipal dos Estudantes (AME), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), além de representantes do Diretório Central de Estudantes da UFMT (DCE), grêmios estudantis, centros acadêmicos.

06/05 - Cezinha Nascimento propõe lei que reconhece importância de instituição para Cuiabá
06/05 - Quatro sessões solenes e audiência pública estão na agenda da Câmara
06/05 - Indicação de Varanda para tapa-buracos é atendida por secretaria de obras
06/05 - Audiência Pública na Câmara de Cuiabá destaca importância da visibilidade trans