24/04/2024
Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
Jessé Soares
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) convidou o médico oftalmologista, Dr Elmer Salviano, para a Tribuna Livre da Sessão Ordinária desta terça (23.04) com o intuito de conscientizar a sociedade cuiabana sobre a cegueira. No mês dedicado à temática - Abril Marrom - o médico aproveitou o espaço para expor dados e alertar a população de Cuiabá.

“Cerca de 80% dos pacientes que são cegos poderiam não estar cegos, eles são classificados como cegueira evitável. Se a gente conseguisse melhorar nosso tema de saúde pública, os pacientes não acabariam ficando cegos pela demora. A gente precisa como sociedade se organizar para trazer um melhor atendimento, um melhor tratamento para a população”, relatou o médico oftalmologista à imprensa.

Segundo o Dr Elmer, o primeiro passo para a  prevenção da cegueira é a informação: “O paciente muitas vezes acaba perdendo a visão por não ter noção que ele tem consultar um oftalmologista. Doenças simples e comuns, como catarata, como glaucoma, como lesão do diabetes, poderiam ser controladas e evitadas com uma simples consulta rotineira ao oftalmologista. Às vezes, o paciente acaba chegando num estágio extremamente avançado da doença, que aí a reversão já é muito difícil”.

Requerida pela vereadora Maysa, presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência, esse é um assunto de suma importância: “Saber que 80% das condições de cegueira poderiam ser evitadas pelo poder público é algo que nos move a trazer informação e também a provocar o Poder Executivo. Nós vamos trabalhar para levar essas informações e essas mudanças para dentro das nossas unidades e estimular políticas públicas que levem informação onde as pessoas estão” relatou a parlamentar.

Da Assessoria

03/05 - Servidores do SAMU serão homenageados pelo vereador Dilemário pelos serviços prestados a população cuiabana
03/05 - Vereadora Maysa Leão homenageia mulheres empreendedoras de Cuiabá
03/05 - Chico 2000 pede apoio de Emanuelzinho para construção de Unidade de Saúde no Ribeirão da Ponte