26/04/2024
Pontos de apoio para entregadores de aplicativos serão aprimorados com emenda federal de R$ 300 mil
Secom

Em audiência pública realizada na tarde dessa quinta-feira (25.04), na Câmara de Vereadores de Cuiabá, requerida pelo presidente da Casa, Chico 2000 (PL), para discutir os pontos de apoio para entregadores de aplicativos, foi feito o anúncio de uma emenda parlamentar do deputado federal Abilio Brunini (PL) para aprimoração desses locais. O valor do recurso destinado para as melhorias é de R$ 300 mil.

Uma das sugestões propostas na audiência foi a de uma parceria público-privada com as plataformas de aplicativo para que o poder público pressione a criação de um apoio central com banheiro, local para descanso e carregamento de celular. Em Cuiabá, após a categoria reivindicar junto ao presidente Chico 2000, foi possível criar pontos de apoios na mesma estrutura de abrigos de pontos de ônibus, numa ação junto ao Executivo Municipal.

“Na verdade, não existia nada. Eles estacionavam suas motos onde era possível, debaixo de uma árvore ou de viadutos e o município, através da fiscalização de trânsito, muitas vezes multando quem está trabalhando. Eles nos procuraram e acionamos a Semob. Hoje, existe seis abrigos já instalados onde está demarcado os locais de acordo com suas regiões em que eles podem estacionar sua moto sem problema com a fiscalização”, declarou Chico 2000.

Agora com a emenda parlamentar do deputado federal Abilio, o presidente Chico 2000 disse que a intenção é discutir com a categoria se vão expandir esses pontos de apoio ou melhorar o que já foi implantado. “Pensar em um local com energia solar, bebedouro para que possam tomar água no intervalo entre uma entrega e outra, além de terem um local onde possam carregar seu celular. Estamos abertos a ouvir as reivindicações e atender todas que forem possíveis. Acho justo que tenham condições sanitárias. O ser humano não sabe que momento vai usar o banheiro, só precisamos adequar essa reivindicação a questão ambiental da cidade”, explicou o presidente do Legislativo.

Para o representante dos motoboys, João Gabriel, a audiência pública é o local onde a categoria pode discutir as ideias diretamente com o poder público para melhorar as condições de serviços nesses seis pontos de apoio, que foi um plano piloto e agora seguem para a segunda etapa em busca de melhorias desses locais. “Foi destinado uma emenda parlamentar do deputado federal Abilio e isso faz uma diferença imensa. Vamos poder ter um bebedouro, um local onde carrega os celulares e essa era a ideia inicial. Nossa prestação de serviço, seja na entrega ou no transporte de passageiros, cresceu imensamente. Então, viu necessária essa mão do poder público. Somos muito gratos ao vereador Chico 2000 ter proposto essa audiência pública, juntamente como o deputado Abilio ter destinado para melhorar as condições dessa categoria que é gigantesca”, destacou João Gabriel.

O deputado federal Abilio Brunini destacou que a emenda se trata de um investimento para a criação de pontos de apoio desses abrigos com mais tecnologia e recursos para atender a categoria. “Estamos ajudando as pessoas que buscam esse tipo de trabalho, que são os entregadores. Hoje é fundamental para a manutenção de serviços de Cuiabá, pois quase todo restaurante, quase todo lugar de alimentação já trabalha com serviço de entrega de aplicativo e esses pilotos precisam ter uma base, um lugar não só de concentração, mas também com condição mínima”, explanou o deputado federal.

Além de vários motoboys e entregadores de aplicativos, estiveram presentes na audiência pública o vereador Fellipe Côrrea e representantes do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá.

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

07/05 - Mário Nadaf propõe implantação de bueiros inteligentes na Capital
07/05 - Indicação de Paulo Henrique é atendida e faixa elevada é construída em avenida
06/05 - Cezinha Nascimento propõe lei que reconhece importância de instituição para Cuiabá