Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
15/05/2024
Vereador Eduardo Magalhães questiona gastos de secretário com Aquário Municipal
Jessé Soares
Na Câmara Municipal de Cuiabá, na reunião da Comissão de Turismo e Desporto, o vereador Eduardo Magalhães (Republicanos), junto com os vereadores Marcus Brito (PV) e Fellipe Corrêa (PL) questionaram o secretário da pasta de Turismo, Lincoln Sardinha, sobre os gastos de obras com o Aquário Municipal, na terça-feira (14).

O motivo do encontro foi para o secretário esclarecer o motivo da obra se arrastar por 8 anos, e já ter consumido cerca de R$ 18 milhões na reforma. Em recente visita ao ponto turístico que foi inaugurado em 2000, e contava com cerca de 50 espécies de peixes, Eduardo Magalhães verificou que no local consta vidros trincados, vazamento, materiais em deterioração e ferrugem.

“Não parece que estão reformando, e sim apenas fazendo uma manutenção sem progresso no local”, afirma o vereador Eduardo Magalhães.

O parlamentar questionou o secretário sobre o motivo dos gastos com o Aquário não constem no Geo Obras, do Tribunal de Contas do Estado. Sardinha respondeu que o sistema está com problemas técnicos, mas caso precise, ele tem todos os relatórios com os demonstrativos. Magalhães respondeu que o secretário já deveria ter apresentado esses relatórios, e desta forma ter poupado o tempo de todos os presentes.

Em relação aos gastos com vidros, Sardinha afirmou que a gestão anterior ao prefeito Emanuel Pinheiro comprou vidros errados, e por isso houve a necessidade de novas aquisições, para vidros específicos para o aquário.

“Desde quando assumi a Secretaria de Turismo, em maio de 2023, minha missão é de concretizar o Aquário Municipal, parado desde 2014. A obra é  muito complexa, fizemos um Termo de Ajuste pela Secretaria de Meio Ambiente para adquirir novos vidros, e então conseguimos implantar. Os vidros e o técnico para instalarem tiveram que vir de outro Estado, pois não havia nenhum em Mato Grosso”, ressalta Sardinha.

Eduardo Magalhães questionou se o secretário saberia explicar sobre a empresa que vendeu os vidros, pois consta que foi aberta em janeiro de 2020, em maio do mesmo ano,  houve a licitação para comprar os vidros e a empresa venceu, porém, em abril de 2023, o CNPJ da empresa foi encerrado.

O secretário disse que não sabe o motivo, pois a licitação foi feita anteriormente a sua gestão.

Da Assessoria


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/05 - Câmara de Cuiabá doa 4,5 toneladas de alimentos a entidades da Capital e mais R$ 60 mil
17/05 - "Lutar pela educação, ciência e tecnologia é lutar por uma saída para a humanidade", afirma Edna
17/05 - Chico 2000 entrega Moção de Congratulação em homenagem ao Bope
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.