Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
15/05/2024
Sargento Vidal denuncia descarte irregular de animais mortos em terreno baldio de Cuiabá
Reprodução
Após receber o relato de um morador referente ao mau cheiro e movimentações suspeitas, o vereador Sargento Vidal (MDB) visitou o bairro Jardim Universitário, em Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (15), para apurar uma denúncia de descarte irregular de animais domésticos mortos em um terreno baldio da região.

No local, foram encontrados vários cães e gatos, embalados em sacolas plásticas, já em avançado estado de decomposição e outros enterrados. 

Essa prática é considerada crime de poluição ambiental, de acordo com o artigo 54 da Lei Federal nº 9.605/98, que prevê pena de um a quatro anos de prisão e aplicação de multas aos infratores.

Segundo o vereador, vídeos que chegaram ao seu conhecimento mostravam a realidade do local, com animais mortos espalhados pelo terreno.

"Todos estavam aqui até ontem à tarde. Acreditamos que alguém veio durante a noite com maquinário para escavar e enterrar os animais. O denunciante também me disse que, ao filmar, foi abordado por um estranho perguntando sobre o propósito da ação. Ele respondeu que era uma denúncia que chegaria até mim. Agora, tudo está encoberto", frisou.

Vidal afirmou que já acionou os órgãos competentes para apurar os fatos e punir os responsáveis. Aproveitou também para reforçar a necessidade de conscientização da população sobre a questão.

"Esse tipo de ação prejudica o meio ambiente e desrespeita nossos animais. Apelo a todos que ajudem a combater isso", acrescentou.

Orientações

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA) orienta os cidadãos a formalizarem suas denúncias pelos canais de atendimento 190 e 197, ou procurarem a delegacia mais próxima de sua residência.

Cemitério para animais

O vereador Sargento Vidal é o autor do Projeto de Lei nº 63/2023, que institui o primeiro Cemitério Público para Pets em Cuiabá.

A proposta tem como finalidade a destinação de 10% das áreas dos cemitérios públicos municipais para o sepultamento de cães e gatos.

O texto segue na Comissão de Transporte, Meio Ambiente, Urbanismo e Causa Animal (Cetumada) para análise após passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

"A ideia é proporcionar um descanso digno, em um local adequado, para aqueles que por anos foram nossos verdadeiros amigos e tanto merecem", concluiu Sargento Vidal.

Da Assessoria


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/05 - Câmara de Cuiabá doa 4,5 toneladas de alimentos a entidades da Capital e mais R$ 60 mil
17/05 - "Lutar pela educação, ciência e tecnologia é lutar por uma saída para a humanidade", afirma Edna
17/05 - Chico 2000 entrega Moção de Congratulação em homenagem ao Bope
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.