14/06/2011
Umuarama é contemplado com emissão de RG no ‘Vereador em Seu Bairro’

Depois de um período em recesso por conta realização da Copa Gazeta de Futebol Master, o projeto social ‘Vereador em Seu Bairro’ retornou no último domingo (12/06), desenvolvendo ações no bairro Umuarama, região Norte de Cuiabá. A comunidade foi atendida com vários serviços como a emissão de documentos (Registro Geral e carteira de trabalho), aferição de pressão, consultoria jurídica e corte de cabelo.

A quinta etapa do projeto contou a participação dos alunos da equipe de kung fu, trabalho este realizado em parceria com o projeto Siminina e coordenado pela professora de artes marciais Rosemeire Lima, sete vezes campeã brasileira da modalidade , doze títulos mato-grossense e dois Sul Americanos.

Mais de 50 crianças da comunidade recebem três vezes por semana aulas de kung fu no centro comunitário. ‘Durante as aulas trabalhamos corpo, mente, físico e apesar de se tratar de uma arte marcial, não fazemos apologia a violência, tenho certeza que deste trabalho sairá vários campeões, as crianças ficaram felizes com o convite para apresentar no projeto ‘Vereador em Seu Bairro’, relata a professora.

Uma das novidades foi à emissão da carteira de identidade, organizada em parceria com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Vários moradores do Umuarama, que tinham dificuldade para se deslocar até o SINE, no centro da cidade, para tirar do RG , durante a ação, fizeram a solicitação do documento e em menos de 15 dias poderão retirá-lo na sede da associação de moradores. ‘Ações como estas trazem comodidade aos moradores, pois em menos de quinze minutos a solicitação para retirada da carteira de identidade é feita, no Sine. Dependendo do fluxo de pessoas pode demorar de 2h à 3h e o morador não tem o custo para se deslocar até ao centro da cidade’, explica Telma Azevedo, Diretora Metropolitana da Politec.

Outros serviços como a retirada da carteira de trabalho e corte de cabelo também foram procuradas pelos moradores da comunidade. ‘ Há muito tempo estou tentando tirar a segunda via da carteira de trabalho, moro neste bairro desde a fundação e nunca vi um trabalho como este ser realizado aqui’, diz Marco Aurélio Sebastião, morador do Bairro.

As crianças também se divertiram na cama elástica, com o algodão doce e as premiações sorteadas pelo comunicador Lino Pinheiro. ‘Só tenho a agradecer a colaboração de todos que trabalham de forma voluntária e as parcerias que fazem a diferença no ‘Vereador em Seu Bairro’. A cada edição observamos a boa aceitação do projeto e a adesão daqueles que acreditam que a partir de atitudes, que parecem simples, podem contribuir e amenizar algumas dificuldades de regiões carentes da nossa Cuiabá’, pontua o idealizador do projeto, vereador Toninho de Souza.

Assessoria da Gabinete

03/05 - Chico 2000 pede apoio de Emanuelzinho para construção de Unidade de Saúde no Ribeirão da Ponte
03/05 - Tribuna convidada pela vereadora Michelly Alencar debate sobre o Maio Roxo
03/05 - Projeto de Adevair permite instalação de bebedouros públicos em terminais de ônibus