17/08/2012
Câmara homenageia personalidades do futebol: Júlio Pinheiro foi um dos destaques
Luiz Alves
Sessão solene em homenagem aos incentivadores do esporte cuiabano
A Câmara de Cuiabá realizou sessão solene, nesta manhã (17), por iniciativa do vereador Edivá Alves (PSD), como forma de homenagear aqueles que prestaram relevantes serviços ao futebol, seja incentivando, promovendo ou desenvolvendo a modalidade dentro da Capital.

Ao todo foram 116 homenageados, escolhidos por um grupo de pessoas ligadas ao futebol, que realizou uma pesquisa documental e histórica que durou quase um ano. Os critérios fundamentais para a escolha foram: residir em Cuiabá; ter jogado aqui ou se destacado, levado o nome da cidade para fora ou ter trabalhado para desenvolver o esporte na cidade.

Segundo o vereador Edivá, a escolha de Júlio Pinheiro se deve “ao fato de ele já ter presidido o Mixto e ter encaminhado, aqui na Câmara, matérias para incentivar e apoiar o esporte. Ele é uma pessoa que sempre lutou e incentivou o futebol em Cuiabá”, explicou.

Somente no ano passado, Júlio Pinheiro promoveu duas grandes ações pelo futebol. Uma foi a iniciativa de municipalização do Dutrinha, que estava sob a tutela da Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF). Ao transformar o estádio em patrimônio público do município, o Dutrinha ficou apto a receber recursos tanto do Estado como da Federação.

Além disso, Pinheiro criou a lei que autoriza a Prefeitura a repassar recursos financeiros aos clubes profissionais e sub-18, promovendo um trabalho de base. O recurso de R$ 1 milhão foi entregue aos clubes - Cuiabá, Palmeiras e Mixto para o campeonato de 2012, mas com a lei, todo ano os times receberão recursos que vão melhorar a estrutura dos clubes e os investimentos no elenco.

“Eu tenho uma ligação afetiva com o futebol e apesar da minha maior ligação com o Mixto, sempre busco contribuir com as demandas do futebol. A lei que autoriza o repasse de recursos é apenas um reflexo de nossa atenção ás necessidades dos clubes e dificuldades que são enfrentadas nos bastidores dos campeonatos”, explica Júlio Pinheiro.

O evento reuniu personalidades que não se encontravam há muitos anos, tornando-se um grande congraçamento, como comemorou o ex-atleta Glauco Marcelo de Almeida, ídolo do Mixto Esporte Clube que atualmente preside a Associação de Ex-Jogadores Cuiabanos. “Foi um momento de encontro e o Edivá foi muito feliz promovendo este evento. Hoje reconheceram tudo que fizemos pelo futebol em Cuiabá”, frisou o famoso zaqueiro.

Luciana Oliveira Pereira

03/05 - Servidores do SAMU serão homenageados pelo vereador Dilemário pelos serviços prestados a população cuiabana
03/05 - Vereadora Maysa Leão homenageia mulheres empreendedoras de Cuiabá
03/05 - Chico 2000 pede apoio de Emanuelzinho para construção de Unidade de Saúde no Ribeirão da Ponte