10/07/2013
UPA Pascoal Ramos será finalmente construída no bairro
Otmar de Oliveira
Após intensa luta, moradores comemoram a retomada das obras
Moradores da região do Pascoal Ramos, região Sul de Cuiabá, tem todos os motivos para comemoração. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) finalmente teve a ordem de serviço para a retomada imediata das obras, encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde. Após intensa luta de moradores e parlamentares, a unidade de saúde sai do papel para atender a população.

O ofício que determina a retomada das obras foi assinado pelo secretário municipal de Saúde, Kamil Fares, na última sexta-feira (05) e encaminhado para a Secretaria de Obras Públicas de Cuiabá. A expectativa da população é que a obra seja retomada o quanto antes, o que devolverá para os moradores a tranquilidade de se ter uma UPA para atender a região que está em constante crescimento.

Para se ter uma ideia, serão atendidos na nova UPA moradores dos bairros Pascoal Ramos, Jardim Industriário, Pedra 90, São Sebastião, Osmar Cabral, Nova Esperança, Del Rei, Jardim Fortaleza, Santa Laura, Tijucal, Residencial Coxipó, São Francisco, Lagoa Azul, Parque Cuiabá, Real Parque, Altos do Parque, toda região do Cinturão Verde e comunidades rurais, além de moradores do Olho D´Água, entre outros.

Para o presidente do bairro Pascoal Ramos, Edmirço Batista de Souza, a retomada das obras é uma vitória para a população que demonstrou ter força para reivindicar os seus direitos. “Graças a luta dos moradores junto com vereadores e outros parlamentares nós conseguimos manter a UPA neste terreno. A garra de todos foi importante para esta conquista que vai beneficiar todos nós. É uma vitória para população”.

Atuação

A Câmara de Vereadores ingressou na luta pela manutenção da UPA no terreno, que desde o início estava destinado para a construção da unidade. Em defesa da UPA no bairro, os vereadores realizaram uma Sessão Itinerante no Pascoal Ramos no mês de abril, onde reuniu mais de mil pessoas na defesa da manutenção das obras.

Entre os vereadores que reforçaram a luta estão Arilson da Silva, Maurélio Ribeiro e Ricardo Saad. O presidente da Câmara de Vereadores, João Emanuel, e os vereadores Toninho de Souza e Onofre Junior também reforçaram a bandeira. Entidades como União Coxipoense de Associação de Moradores (Ucam) e a Federação Matogrossense da Associação dos Moradores de Bairros (Femab) participaram de todo processo.

Para o vereador do Partido dos Trabalhadores, Arilson da Silva, a retormada das obras foi consequência da atuação forte dos moradores que foram às ruas e procuraram autoridades para defender a retomada das obras. “É um motivo de orgulho ter participado deste processo que provou que o povo tem força para lutar pelos seus direitos. A UPA sempre foi da região Sul e para ser construída no Pascoal Ramos. Toda região será beneficiada e esta bandeira será reforçada diariamente”.

Ações

A UPA pascoal Ramos chegou a correr o risco de nem ser construída, à medida que ações contrárias a construção no terreno do Pascoal Ramos foram aparecendo. A Prefeitura de Cuiabá chegou a alegar que o terreno destinado era pantanoso, tese que foi derrubada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA MT).

Outras entidades competentes reforçaram a luta pela manutenção das obras no Pascoal Ramos. A Defensoria Pública de Mato Grosso chegou a enviar para o Ministério da Saúde um parecer afirmando que a UPA deve ser construída no terreno onde estava inicialmente destinada e que a proposta de transferência para a Avenida das Torres era inviável.

A última decisão que pesou a favor da UPA no Pascoal Ramos foi o posicionamento do Conelho Municipal de Saúde que reafirmou que a unidade deveria ser construída no Pascoal Ramos. Moradores e autoridades também realizaram uma série de reuniões e mobilizações pelo bairro para defender a retomada das obras. Crianças e professores das escolas do bairro junto com os demais moradores  não pouparam cartazes e faixas para defender o direito já conquistado.

Marcela Brito

30/04 - Câmara aprova requerimentos, projetos e pareceres da CCJR na sessão desta terça-feira
29/04 - JONAS PINHEIRO 3: Marcrean inaugura "energia provisória"
29/04 - Vereador Eduardo questiona atraso na entrega das obras do Aquário Municipal