Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
17/08/2017
Problemas de acessibilidade são tratados na Tribuna Livre da Câmara
Ednei Rosa/Secom-CMC
Paulo Rogério Barcelos Santiago Lima
Com o tema: acessibilidade e outros pontos de promoção de direitos da pessoa com deficiências a convite do vereador Luís Cláudio (PP), o cadeirante Paulo Rogério Barcelos Santiago Lima, fez uso da Tribuna Livre, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (17), para apresentar três assuntos da maior relevância para o grupo: acessibilidade, terapia contra dores com o THC – princípio ativo presente na maconha – e apoio para a prática de basquete sobre cadeiras de rodas.

Em seu relato, Paulo, fez observações sobre as escolhas que a administração pública faz para a implantação de melhorias para o público com dificuldade de mobilidade. Ele disse que é preferível a construção de rampas à pintura de faixas, já que as rampas serão usadas por muito mais tempo – cerca de 20 anos -, enquanto as faixas muitas vezes não demoram 6 meses. O público cadeirante necessita de calçadas bem construídas não só para facilitar a locomoção, mas também, para a conservação dos aparelhos que usam para se locomover. Um piso esburacado ou sem nivelamento desgasta rapidamente as rodas das cadeiras, por exemplo.

Por conta disso, ele mencionou o “mote” da administração do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB): construir uma cidade humanizada.

Nesse sentido fez apelo aos vereadores para que encampem uma batalha judicial – que já foi iniciada pelo vereador Paulo Araújo e pelo deputado federal Ezequiel Fonseca, ambos do PP – visando acelerar a liberação do uso do THC no tratamento de dores. Ele próprio afirmou que sofre bastante por conta dos 3 pinos, uma placa e uma haste implantados em seu corpo. Mas, conforme ressaltou, as dores estão presentes nas pessoas com dificuldade de locomoção devido à postura que se veem obrigadas a manter. O tratamento com outros remédios – analgésicos – trazem desvantagens, provocadas pelos efeitos colaterais. Assim, medicamentos produzidos a partir da planta da maconha são uma esperança no alívio das dores e culminando na conquista de maior qualidade de vida.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL
ASSESSORIA


Fotos Relacionadas

Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
03/05 - Servidores do SAMU serão homenageados pelo vereador Dilemário pelos serviços prestados a população cuiabana
03/05 - Vereadora Maysa Leão homenageia mulheres empreendedoras de Cuiabá
03/05 - Chico 2000 pede apoio de Emanuelzinho para construção de Unidade de Saúde no Ribeirão da Ponte
03/05 - Tribuna convidada pela vereadora Michelly Alencar debate sobre o Maio Roxo
03/05 - Projeto de Adevair permite instalação de bebedouros públicos em terminais de ônibus
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.