Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
13/03/2018
Ônibus "sucatas" entram na pauta de reclames do Legislativo de Cuiabá
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Plenário da Câmara Municipal de Cuiabá
Parlamentares questionam idade da frota de ônibus coletivos da capital, que opera com veículos deteriorados. Alguns apresentam problemas típicos de sucatas ambulantes, definem

No seu pronunciamento da tribuna do Legislativo hoje (13), o vereador Abílio Abilinho discorreu sobre a situação precária dos ônibus de transporte coletivo que transitam pelas ruas de Cuiabá e periferia. Isso está em desacordo com as exigências dos órgãos fiscalizadores, conforme observou o parlamentar, e tem causado não apenas transtornos aos usuários, mas também lesões. É o caso da menina Ana Lúcia, sete anos, que teve a perna rasgada quando em contato com ferro cortante de uma poltrona avariada. "Por sinal, estava até enferrujada, fator complicador. A criança poderia ter sido vítima de uma gangrena ou algo parecido", disse Abílio.

Ele citou que isso acontece porque grande parte da frota de transporte coletivo urbano/intermunicipal já ultrapassou o tempo de vida útil, o que compromete a qualidade dos serviços ofertados diariamente à população. "A vida útil de um veículo similar não pode ultrapassar sete anos, mas muitos estão com o dobro desse tempo, e continuam transitando aos trancos e barrancos, repletos de estragos que não são reparados e oferecem riscos à integridade física dos passageiros, como foi o caso da menina Ana Luíza. Quantas Ana(s) já não podem ter sofrido ferimentos semelhantes ou até piores?" - questionou.

Segundo o vereador, deve ser levado em conta ainda os prejuízos que a utilização de frota não moderna acumulam. "Atrasos no cumprimento dos horários previstos, panes mecânicas, elétricas, etc., assentos avariados, maior consumo de combustível, emissão de gases de forma anomal, o que compromete o meio ambiente, e por aí... Então, é fundamental que esses ônibus sejam substituídos por veículos novos, dotados de tecnologia compatível aos anúncios de uma cidade avançada, a Cuiabá dos 300 Anos. A persistir tais problemas, fica complicado dizer que a capital marcha em sintonia progressista, harmônica àquilo que todos os seus habitantes desejam".

Assessoria/Câmara Municipal de Cuiabá




 


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
03/05 - Servidores do SAMU serão homenageados pelo vereador Dilemário pelos serviços prestados a população cuiabana
03/05 - Vereadora Maysa Leão homenageia mulheres empreendedoras de Cuiabá
03/05 - Chico 2000 pede apoio de Emanuelzinho para construção de Unidade de Saúde no Ribeirão da Ponte
03/05 - Tribuna convidada pela vereadora Michelly Alencar debate sobre o Maio Roxo
03/05 - Projeto de Adevair permite instalação de bebedouros públicos em terminais de ônibus
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.