Paula Calil apresenta projeto que institui Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal

Foto: Yasmin Pinheiro
Paula Calil apresenta projeto que institui Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal para pacientes hospitalizados em Cuiabá

Nathany Gomes l Assessoria da vereadora Paula Calil

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL) apresentou, na sessão ordinária desta quinta-feira (11), o Projeto de Lei nº 17.904/2025, que institui a Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal das Pessoas Hospitalizadas nas unidades de saúde públicas e privadas do município.

A proposta busca integrar os cuidados com a saúde bucal ao tratamento hospitalar, reconhecendo a importância da higiene oral na prevenção de infecções, na redução de complicações clínicas e na recuperação dos pacientes internados.

Entre as medidas previstas estão o incentivo à escovação dentária e ao uso do fio dental durante a internação, a inclusão da saúde bucal nos protocolos de atendimento hospitalar e a atenção especial aos pacientes atendidos em setores de maior complexidade, como unidades de terapia intensiva (UTIs), oncologia e cardiologia.

Segundo a vereadora, o projeto reforça uma visão mais humanizada e completa da assistência à saúde.

“A saúde bucal é parte fundamental da saúde como um todo. Muitas vezes, cuidados simples podem evitar infecções graves e contribuir significativamente para a recuperação dos pacientes. Nosso objetivo é fortalecer a assistência hospitalar e garantir mais segurança, qualidade de vida e dignidade para quem está em tratamento”, afirmou a vereadora.

A proposta também estimula a elaboração de protocolos específicos para os cuidados bucais dentro das unidades de saúde e incentiva a integração entre profissionais da saúde e instituições de ensino da área odontológica.

A iniciativa reforça a importância do cuidado integral ao paciente, ampliando as ações de prevenção e promovendo melhores condições para a recuperação das pessoas hospitalizadas em Cuiabá. A matéria teve seu parecer aprovado e agora segue em trâmite na Casa de Leis.

Compartilhar
Imprimir  Imprimir
Rodape