21/03/2023
Aprovado projeto de Lei da vereadora Maysa Leão que cria o Dia Municipal da Igualdade Feminina

Foi aprovado em segunda votação nesta terça-feira (21), o projeto de Lei que cria o Dia Municipal da Igualdade Feminina. A proposta teve 23 votos favoráveis e  institui a data de 26 de agosto no Calendário Oficial de Eventos do Município de Cuiabá e foi apresentada pela vereadora Maysa Leão (Republicanos).

O objetivo é identificar e analisar políticas públicas de igualdade de gênero, orientar e evidenciar aquelas que obtêm resultados que tendem à justiça distributiva, de reconhecimento e de representação, fortalecendo as conquistas das mulheres. O projeto segue agora para sanção da Prefeitura de Cuiabá.

A iniciativa surge com base nos índices de violência contra mulheres, na necessidade de políticas afirmativas e urgentes no combate a esse cenário de tanta dor. O Dia Internacional da Igualdade Feminina, 26 de agosto, surgiu em 1973 para lembrar a conquista do voto feminino nos Estados Unidos no ano de 1920, com a aprovação da 19ª emenda à Constituição Americana.

“É um projeto que preconiza ações concretas pelo município de Cuiabá, um município que está marcado pelo feminicídio, pela violência contra as mulheres - que não está em classes sociais, que não está em âmbitos separados da sociedade, e sim, na sociedade como um todo. Agradeço a todos pela votação a favor do projeto, e agora esperamos que o prefeito respeite e sancione”, destacou a vereadora Maysa Leão.

02/05 - Nadaf entrega Moções de Aplausos a moradores do Cidade Verde em alusão aos 56 anos do bairro
02/05 - Plenário aprova por 16 votos sessão solene proposta pelo vereador Renivaldo Nascimento
02/05 - Vereador pede que Prefeitura repasse até R$ 10 mil mensais para ONGs de animais em Cuiabá
02/05 - Estradas do Recanto do Sossego recebem patrolamento após indicação de Varanda