Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
14/11/2023
Cezinha propõe que Dia da Prematuridade seja celebrado em Cuiabá todo dia 17 de novembro
Donatto Aquino/Secom

O vereador Cezinha Nascimento (União Brasil), propôs a inclusão do Dia da Prematuridade no calendário oficial de Cuiabá. A data seria celebrada no dia 17 de novembro. O projeto de lei 302/2023 foi protocolado no dia 13 de novembro. 

Ele argumenta na proposta que a data já é considerada o Dia Mundial da Prematuridade e foi criada para sensibilizar a população para um problema de saúde pública. Com isso, inspirar todos a refletirem nas estratégias para a sua prevenção e para melhorar a assistência neonatal a esses pacientes. 

No mundo, cerca de 15 milhões de nascimentos são prematuros. No Brasil, em 2018, 11% dos nascimentos foram prematuros, o que correspondeu a mais de 320 mil nascidos vivos. Após o nascimento, é comum intercorrências nesses bebês como icterícia, hipoglicemia, desconforto respiratório, infecções e dificuldade no aleitamento materno.

“Devemos estar atentos a essas intercorrências no acompanhamento desses pacientes. Entre os prematuros, em 2018, no Brasil, quase 46 mil nasceram com idade gestacional inferior a 32 semanas e foram internados nas UTI Neonatais. Esses pacientes apresentam uma série de intercorrências próprias da prematuridade no período neonatal que demandam suporte respiratório, hemodinâmico, metabólico e nutricional, entre outras, visando não só a maior sobrevida desses pacientes, mas também uma melhor qualidade de vida na infância e adolescência”, explica Cezinha na proposta. 

Cerca de 70% dos prematuros com idade gestacional inferior a 32 semanas sobrevivem ao período neonatal, mas podem apresentar, na infância e adolescência, problemas de desenvolvimento, como déficit cognitivo e motor, déficit auditivo e visual, atraso no desenvolvimento da linguagem, dificuldades escolares e alterações comportamentais. 

Assim, os cuidados dos prematuros na infância também devem ser diferenciados, envolvendo além do pediatra, diversos outros profissionais de saúde.

SECOM - Câmara Municipal de Cuiabá




Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
07/12 - Câmara aprova projetos e honrarias na sessão desta quinta-feira (7)
07/12 - "Abandono de animais cresce com o fim de ano", alerta vereador
07/12 - Vereador Fellipe Corrêa pede asfalto para três ruas do bairro Itapajé
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.