12/03/2024
Adevair sugere mudança de nome de rua em homenagem à moradora
O vereador Adevair Cabral (PRD) propôs a alteração do nome de rua no bairro Morada da Serra, em Cuiabá, para homenagear uma figura muito querida pela comunidade local. Com isso, a antiga Rua 73, localizada no Núcleo Habitacional CPA III, Setor I, passa a ser oficialmente reconhecida como Maria do Rosário de Almeida. O trecho compreendido vai desde a Avenida Professora Alice Freire Silva até o encontro com a Rua Alameda 07.

A justificativa para a homenagem é o reconhecimento da vida e do legado deixado por Maria do Rosário de Almeida, uma figura respeitada e admirada pela comunidade. Nascida em 28 de junho de 1921, na zona rural de Poconé, Maria do Rosário mudou-se para Cuiabá em 1974, buscando melhores condições para sua família.

Conhecida como "Dona Maria" pelos moradores, ela era reconhecida por sua honradez, generosidade e habilidades culinárias. Durante anos, trabalhou incansavelmente como cozinheira, produzindo bolos, doces e licores que eram apreciados por todos.

Além de seu talento na cozinha, Dona Maria era uma conhecedora de remédios caseiros e uma devota de Santa Ana e São Sebastião. Sua casa era um centro de acolhimento e celebração, onde recebia familiares, amigos e vizinhos com alegria e generosidade.

“A homenageada faleceu em 20 de junho de 2005, deixando um grande vazio na comunidade. Sua partida foi lembrada com carinho em uma festa junina organizada pelos vizinhos, que buscaram honrar sua memória e seu legado de solidariedade”, explicou o vereador.

O projeto de lei para dar o nome de Maria do Rosário de Almeida à rua onde ela viveu foi apoiado pela comunidade, pelos familiares e pelos colegas vereadores, como uma forma de reconhecer sua contribuição para a cidade e seu papel ativo na comunidade.

A proposta foi apresentada no dia 7 de março.

03/05 - Indicações de tapa-buracos e asfalto são protocoladas pelo vereador Eduardo Magalhães
03/05 - Vereadora propõe solução emergencial ao Centro Histórico de Cuiabá
02/05 - Nadaf entrega Moções de Aplausos a moradores do Cidade Verde em alusão aos 56 anos do bairro
02/05 - Plenário aprova por 16 votos sessão solene proposta pelo vereador Renivaldo Nascimento