10/08/2021
Saúde da mulher: Vereadora pede realização de exames na capital
Secom Câmara
Parlamentar solicitou informações sobre número de exames realizados
Vereadora solicitou informações sobre laboratório credenciado e números de exames realizados

A vereadora Michelly Alencar (DEM) solicitou na sessão desta terça-feira (10.08), que a Prefeitura regularize o atendimento e oferta de exames básicos para as mulheres na rede pública de Cuiabá. Um dos principais exames preventivos para o câncer de colo de útero e detecção de outras doenças, o CCO ou Papanicolau, ficou sem ser realizado durante um ano por falta de laboratório credenciado pela Prefeitura de Cuiabá.

Essa informação foi repassada por servidores de uma unidade de saúde básica durante fiscalização feita pela vereadora. Além disso, em outras unidades foi informado que o exame não é realizado por falta de material para a coleta.

“Eu fiz essa visita a algumas unidades básicas de saúde depois de receber denúncias de mulheres dizendo que não conseguem fazer os exames preventivos básicos. É um descaso total com a saúde dos cuiabanos e, especialmente, com a saúde da mulher. Um exame que deveria ser rotineiro ficou um ano sem ser realizado! A desculpa da prefeitura é sempre a pandemia. Mas as outras doenças não deixaram de existir”, disse a vereadora.

Para não deixar as mulheres sem atendimento, algumas unidades de saúde recomendam que as pacientes façam o exame pela rede particular e levem o resultado para o médico do SUS avaliar. Além disso, outra reclamação é com relação ao exame de ultrassonografia transvaginal, que demora até um ano para ser realizado após o pedido médico.

Ana Lúcia Arruda, moradora do Grande Terceiro, encontrou a vereadora em frente ao PSF do bairro e contou sobre a situação. Ela espera para fazer um exame de um nódulo no peito e também o resultado de um papanicolau realizado no ano passado.

A vereadora disse que está cobrando da prefeitura informações sobre os laboratórios conveniados, números de exames realizados nos últimos anos e as providências da secretaria para abastecer as unidades com os equipamentos de coleta. A parlamentar ainda explicou que preferiu não identificar servidores por considerar que eles não têm responsabilidade por esses problemas.

“Estou cobrando a gestão, a Secretaria Municipal de Saúde e o prefeito. Esses profissionais que estão na ponta fazem de tudo para bem atender os pacientes, mas infelizmente não recebem o respaldo necessário para oferecer o que a população precisa”, disse.

Gabinete Vereadora Michelly Alencar

30/04 - Câmara aprova requerimentos, projetos e pareceres da CCJR na sessão desta terça-feira
29/04 - JONAS PINHEIRO 3: Marcrean inaugura "energia provisória"
29/04 - Vereador Eduardo questiona atraso na entrega das obras do Aquário Municipal