03/03/2023
Maysa Leão defende retomada de projeto de lei sobre exame para diagnóstico do vírus HTLV

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) convidou a paciente Angela Maria Santana, para participar da Tribuna Livre desta quinta-feira (02), e falar sobre a importância da prevenção e exame para diagnóstico do Vírus Linfotrópico da Célula T Humana HTLV 1 e HTLV 2.

O HTLV é uma doença semelhante ao HIV. Sua transmissão pode ocorrer no ato sexual e também na amamentação do bebê, passando de mãe para filho. A diferença é que o vírus tem patologias mais graves, considerado degenerativo e podendo chegar ao óbito. Esta é uma doença em que não é possível fazer um tratamento e não tem cura.

A parlamentar também tem como bandeira a defesa de tratamento e diagnóstico de doenças raras, e destacou a importância de retomar um projeto de lei sobre o tema que chegou a ser apresentado no ano passado, mas não foi aprovado. O projeto prevê que a Prefeitura de Cuiabá forneça o exame de sorologia que atualmente custa apenas R$47.

“O depoimento da Angela hoje tocou o coração dos vereadores. Muitos deles nem lembravam que o projeto tinha passado pela Casa. Aqui a gente faz um trabalho de acompanhar e trouxemos esse tema tão importante. Enquanto o projeto não for aprovado, não vamos parar de cobrar”, destacou Maysa Leão.

Integrante da Associação de Pacientes com Doenças Raras de Mato Grosso (APDR-MT), Angela Maria Santana, tem paraparesia espástica tropical, enfermidade causada pelo vírus HTLV-I. Ela relatou as dificuldades e a luta para a prevenção.

“É um vírus que traz danos à saúde, destrói sonhos e projetos de vida. O principal índice de transmissão é pelo aleitamento. Muitas pessoas possuem o vírus e nem sabem. Peço que votem a favor do projeto e me ajudem a propagar essa causa. É essencial que todas as gestantes passem pela testagem”, afirmou Angela.

Evelyn Ribeiro/ Da Assessoria

29/04 - JONAS PINHEIRO 3: Marcrean inaugura "energia provisória"
29/04 - Vereador Eduardo questiona atraso na entrega das obras do Aquário Municipal
29/04 - Chico 2000 atende moradores e consegue limpeza de praça e cata-trecos no Jardim Paulista