08/03/2023
Edna diz que luta feminista é legado de mulheres de esquerda

Durante sessão solene em homenagem às mulheres realizada pela Câmara Municipal de Cuiabá  nesta quarta-feira (8), a vereadora Edna Sampaio (PT) destacou que a luta feminista é um legado das mulheres de esquerda em uma sociedade onde a ideologia de gênero foi construída contra as mulheres e as pessoas que se afirmam mulheres.

Ela salientou que, em um país que se notabiliza pela violência recorrente contra  mulher, é preciso discutir o que é ser mulher e abordou sua própria trajetória, destacando a ausência das mulheres negras nos espaços de poder.

“É muito importante que não desvirtuemos essa data sem lembrar e refletir o que significou para as mulheres, e principalmente para as mulheres negras, que até pouco tempo não eram consideradas gente, chegar até aqui. E o que significa ainda para as mulheres negras conviver em um espaço absolutamente dominado por homens que  podem até não serem brancos, mas se comportam com a hegemonia da branquitude, que tem a exclusividade do poder para oprimir e silenciar as mulheres negras”, disse ela.

“Tenho feito um trabalho nesta Casa, não apenas para apresentar leis, pois acredito que o problema da mulher tem a ver com a relação de gênero, um problema político, de poder e não apenas de assistência social. Políticas públicas são o resultado das relações de poder em uma sociedade ainda muito marcada pelo patriarcalismo e pela opressão às mulheres, que são o tempo todo silenciadas e cujo silenciamento está naturalizado”, disse ela.

No evento, as vereadoras Edna Sampaio, Michelly Alencar e Maysa Leão homenagearam mulheres de diversos segmentos sociais, entre lideranças comunitárias, de movimentos sociais e de categorias profissionais.

“Homenagear as servidoras da assistência social é muito importante porque é uma profissão maciçamente feminina  que presta serviço a quem mais precisa e a grande maioria dos usuários dos serviços são mulheres. É muito importante receber esta homenagem dedicada as servidoras, que estiveram à frente da pandemia e que resistem à frente de sua categoria, mesmo com os salários tão defasados se dedicam a atender à população", disse  Cristiane Lopes da Silva , liderança dos trabalhadores da assistência social, uma das homenageadas pela vereadora Edna Sampaio.

“Fazemos tanto pelo social envolvendo mulheres negras que são invisibilizadas, é importante quando uma Casa como a Câmara faz este reconhecimento pelo nosso trabalho. Isso mostra que estamos sendo vistas e a mulheres estão sendo visibilizadas e nosso trabalho é importante para fortalecer comunidades negras”, comentou a professora Joelma de Jesus Pereira, liderança do bairro Liberdade, em Cuiabá, também homenageada por Sampaio.

“Estar aqui hoje é  valorizar o meu trabalho, como mulher preta que também contribui para a cultura que eu represento aqui e me sinto muito feliz por contribuir para a história, para o meu bairro, para a minha comunidade e por fazer também política no viés da cultura. Quero agradecer a Edna pela oportunidade de reconhecer em mim esse papel”, disse Cristina Zuita de França Dias Ferreira, líder do grupo cultural Flor de Atalaia, outra homenageada pela parlamentar.

Da Assessoria

29/04 - JONAS PINHEIRO 3: Marcrean inaugura "energia provisória"
29/04 - Vereador Eduardo questiona atraso na entrega das obras do Aquário Municipal
29/04 - Chico 2000 atende moradores e consegue limpeza de praça e cata-trecos no Jardim Paulista