20/06/2023
Câmara realiza última edição do Projeto Cuiabaninhos do primeiro semestre de 2023
Secom

Na manhã desta terça-feira (20), a Casa de Leis recebeu os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jescelino José Reiners, na última edição do Projeto "Cuiabaninhos na Câmara" deste primeiro semestre de 2023. Cerca de 29 estudantes do 5° ano estiveram presentes e participaram da visita.

O passeio teve início na entrada da Câmara Municipal de Cuiabá, onde os alunos puderam conhecer mais sobre o Centro Geodésico da América do Sul. Do obelisco as crianças partiram para o Plenário Ana Maria do Couto (Plenarinho) e em seguida para a sala da presidência. Por fim, eles puderam conhecer o Plenário das Deliberações.

Os alunos também tiveram a chance de conversar com os parlamentares que estavam presentes no momento, como a vereadora Maysa Leão (Republicanos), e os vereadores Rogério Varanda (MDB), Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), Luís Cláudio (PP) e Sargento Vidal (MDB).

Maria do Socorro de Oliveira, professora que acompanhava a turma, contou sobre sua prévia experiência na Câmara e aproveitou para agradecer a hospitalidade. A educadora explicou que no aniversário da Capital decidiu trazer os alunos à Casa do Povo, pois já ensinava sobre sua história em sala de aula, e que meses depois teve o prazer de ser convidada pelo projeto, por intermédio da chefe da Escola do Legislativo, Amanda Fares.

“Fomos super bem recepcionados pela Amanda e agora minha grata surpresa, minha Diretora Osvanira nos falou que fomos convidados para retornar e ter uma manhã com os vereadores. As crianças adoraram o convite e eu muito mais”, afirmou Maria.

O técnico Daniel Francisco da Silva, que também acompanhou os estudantes, relatou a importância da vinda dos alunos a Câmara, para aprender cada vez mais.

“Para gente é algo prazeroso né, porque nesse lugar eles estão começando aprender um pouco sobre cidadania e eles estão super animados. O conhecimento está sendo passado para eles e é maravilhoso. Então isso para a gente é gratificante”, finalizou.

Mariah Fernanda Pontes de 10 anos, fez parte da turma que participou do passeio, e aproveitou ao máximo. “Eu achei muito legal, a gente conheceu o Plenarinho, agora a gente vai conhecer o outro Plenário, a gente conheceu perto do gabinete do Chico 2000, então foi muito legal”.

Para Amanda, o Projeto Cuiabaninhos desperta nos pequenos o interesse para conhecer e entender sobre política. “A nossa intenção é sempre trazer o maior número possível de crianças para que elas conheçam a Casa de Leis, o papel dos vereadores, o que a Câmara faz e quem sabe no futuro a gente tenha um vereador ou uma vereadora que saiu dessas visitas”, relata Amanda.

A edição desta terça foi a última realizada pela Câmara neste primeiro semestre, por conta das férias escolares e do recesso parlamentar que se aproximam, o Projeto Cuiabaninhos retornará em agosto. Até o momento, cinco escolas e cerca de 150 alunos conheceram o Legislativo.

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

29/04 - JONAS PINHEIRO 3: Marcrean inaugura "energia provisória"
29/04 - Vereador Eduardo questiona atraso na entrega das obras do Aquário Municipal
29/04 - Chico 2000 atende moradores e consegue limpeza de praça e cata-trecos no Jardim Paulista