20/06/2023
Hanseníase é tema da Tribuna Livre desta terça-feira (20)
Secom
Na tribuna livre, durante sessão parlamentar desta terça-feira (20), a vereadora Edna Sampaio (PT) convidou João Victor Pacheco a fazer uma fala sobre as pessoas atingidas pela hanseníase, doença negligenciada pelo Estado que atinge milhares de brasileiros por ano.

João Victor é ativista social e militante pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). Ele acredita que a Câmara Municipal é uma ponte de comunicação entre a comunidade e o município e por isso cobra ações efetivas de combate à doença aos parlamentares.

“É crucial que adotemos medidas concretas para combatermos a hanseníase em todas as suas dimensões. A conscientização deve ser ampliada, com campanhas educativas realizadas de forma efetiva pelos órgãos públicos, visando desmistificar a doença e combater o estigma”, defende.

Além da comunicação como ferramenta-chave a ser usada para combater o preconceito, João Victor argumenta que o município precisa realizar ações assertivas que garantem à população portadora da doença o direito ao acesso no atendimento e que seja gratuito e de qualidade.

“É fundamental fortalecer as estruturas de saúde básica para oferecer atendimento de qualidade aos pacientes. Outro desafio que enfrentamos é o acesso ao transporte público. Os pacientes que enfrentam a hanseníase têm dificuldade de se locomoverem até o SUS devido a falta de recursos financeiros. O município precisa agir nesta questão”, argumenta.

De acordo com boletim sobre saúde publicado pelo site do Governo Federal, só no ano passado o Brasil registrou mais de 17 mil novos casos da doença, atingindo quase 11% da população. Desta forma, a doença ainda é considerada um problema de saúde pública.

A vereadora Edna Sampaio acompanhou, durante a pandemia, a luta de várias pessoas com hanseníase em busca de atendimento para o tratamento da doença. “No primeiro ano do Mandato, destinamos, do orçamento do município, 500 mil reais para o atendimento e demanda das pessoas que têm a doença e não tinham acesso ao SUS”.

João agradece a preocupação e empenho que a parlamentar tem em lutar pela saúde pública e pelas pessoas com hanseníase. “João Victor nos acompanha e sabe da nossa luta pela defesa dos direitos humanos. Quero dizer que tenho muito orgulho de ter o Victor no Mandato Coletivo”, agradece a vereadora.

Da Assessoria

29/04 - JONAS PINHEIRO 3: Marcrean inaugura "energia provisória"
29/04 - Vereador Eduardo questiona atraso na entrega das obras do Aquário Municipal
29/04 - Chico 2000 atende moradores e consegue limpeza de praça e cata-trecos no Jardim Paulista