Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
20/09/2023
Câmara entrega Moção de Aplausos a contadores e celebra importância da profissão
Donatto Aquino/Secom
Em sessão solene, o vereador Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania) entregou Moções de Aplausos a dezenas de profissionais das ciências contábeis em alusão ao Dia do Contador. O presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL) também participou do evento realizado na noite de terça-feira (19.09), no plenário da Casa de Leis. 

Rodrigo destacou a importância da profissão para a sociedade. “Como ele sempre fala, números não mentem. Números são exatos e a contabilidade ela serve para dar o norte, a orientação para que a gente possa seguir um caminho onde tenha auditoria e os princípios contábeis e financeiros a ser seguido. Essa Moção de Aplausos, ela não é só simbólica, mas ela é muito importante porque é o trabalho de vocês, o que vocês já produziram para a sociedade cuiabana e para a sociedade estadual”, discursou.

O presidente da Câmara, Chico 2000, comentou que já atuou com contabilidade antes de se tornar vereador. Ele já atuava no setor no Rio de Janeiro e quando se mudou para Cuiabá veio para trabalhar na área, onde abriu um escritório. 

“O contador já nasce contador. Ele é organizado, o contador é metódico, o contador faz questão de ter a mesa dele arrumada, mas ao modo dele. A contabilidade é uma profissão linda, eu digo que o contador do Oiapoque ao Chuí ele não fica desempregado. Não existe um canto neste país que não precise desse profissional”.

O vice-presidente de Administração do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Valmir Cecílio Araújo Siqueira, agradeceu pela homenagem e destacou que a profissão embora seja de sacrifícios, difícil, mas é valorosa e todos os profissionais que trabalham nessa área acabam tendo uma qualidade de vida satisfatória. 

“Peço a todos os colegas que estão aqui, e incentivem o jovem a ser contador, não apenas um acadêmico ou um bacharel, mas em ser profissional da área contábil, independente para que segmento ele vá, o mais importante é ser profissional da área contábil”. 

O coordenador da Escola Superior de Contas e auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcos José da Silva, comentou que os profissionais da contabilidade são diferenciados, pois trabalham com todo tipo de informação de uma empresa, seja ela do setor privado ou do público. 

“Convido a todos os proprietários, os dirigentes, os gestores para que ouçam mais os seus contadores. O contador tem informações preciosas e soluções que muita gente pode não encontrar, mas o contador encontra”. 

O controlador geral da Prefeitura de Cuiabá, Hélio Santos Souza, destacou o trabalho do controle interno realizado pela pasta e que a mesma trabalha em consonância com as principais funções que é fiscalizar e orientar a boa gestão dos recursos públicos.

“Os contadores auxiliam o gestor na correta tomada de decisão. Controlar e acompanhar as finanças de uma empresa para verificar se tudo está ocorrendo, está sendo executado de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade, pode parecer uma tarefa difícil, até impossível para o gestor, mas para os contadores é apenas o dia a dia de trabalho”. 

Também participaram da Mesa de Autoridades na sessão o diretor administrativo da AGER, Aroldo Luna a contadora do Ministério Público, Patrícia Adriana Azambuja e os contadores Sandra Regina e Ederaldo José Pereira.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.