Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
22/09/2023
Sessão itinerante celebra 94 anos do Coxipó da Ponte
Donatto Aquino/Secom
A pedido do vereador Dídimo Vovô (PSB), a Câmara de Cuiabá realizou na quinta-feira (21) a sessão itinerante em alusão aos 94 anos do Coxipó da Ponte, na sede da União Coxipoense de Associações de Moradores (UCAM). O evento contou com a presença do vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), o vereador Kássio Coelho (Patriota) lideranças comunitárias e moradores da região. 

O vereador Dídimo Vovô destacou que o pedido para a realização do evento partiu da presidência da entidade como uma forma de homenagear os presidentes de bairro que integram a região, que sempre estão em busca de melhorias aos munícipes. Com a sessão itinerante, também foi possível aos vereadores presentes ouvir as reivindicações das comunidades dos bairros que integram o Coxipó da Ponte. 

“Para nós é prazeroso ver toda essa liderança reunida e prestigiar os 94 anos desta região que é a que mais cresce no estado. Cerca de 32% do eleitorado de Cuiabá se encontram aqui. Viemos para ouvi-los, discutir o que é melhor para Cuiabá para que possamos colocar em prática o mais rápido possível e trazer melhor qualidade de vida para quem mora aqui no Coxipó”, disse.

Durante o evento, o presidente da UCAM, José Maurício Pereira, entregou a Carta do Coxipó ao vice-prefeito José Roberto Stopa e ao vereador Dídimo Vovô, com mais de 42 solicitações e indicações de obras estruturais como a criação de viadutos, creches, asfaltamento e outros.

“O Coxipó cresce gradativamente. A escola do Parque Cuiabá já não aguenta atender os seis bairros que estão nascendo na região. O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) atende mais de 68 bairros precisamos de mais. O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) projetado para o Jardim Pauliceia precisa acontecer e sem falar nos viadutos previstos, pavimentação asfáltica. A carta traz um panorama geral para mostrar que o Coxipó cresceu e obras precisam vir para os próximos anos e Cuiabá será projetada”.  

O presidente da Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda, pediu a mudança da lei 523/2023, que institui a Política Municipal de Regularização Fundiária Urbana Sustentável (PMRFUS), pois ela conflita com a lei 13.465/2013, que estabeleceu a Regularização Fundiária Urbana (Reurbe). 

“Do jeito que esta vai desabrigar mais de 8 mil famílias aqui em Cuiabá. Nós precisamos mudar essa lei urgentemente. A gente está correndo um abaixo assinado dos líderes comunitários para fazer o encaminhamento à Câmara Municipal de Cuiabá. Queremos fazer com que o sonho de ter a sua casa, a sua moradia, possa se tornar realidade para os nossos moradores”.

O diretor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ex-presidente de bairro e morador do Coxipó, Carlos Brito, destacou a força da região, com a criação de bairros mais recentes e os loteamentos novos na estrada de Santo Antônio e obras importantes ocorrendo como o novo Hospital Universitário ao Júlio Muller e a ponte que vai ligar o Parque Atalaia a Várzea Grande. 

“São lutas minhas e de outros há de mais de 20 anos, as vezes muitas vezes sendo ridicularizados dizendo que a ponte ligando o Parque Atalaia a região do Carrapicho, em Várzea Grande, era ligar o nada ao lugar nenhum e hoje vemos que as coisas são mudaram. Vai tentar comprar terreno lá próximo se você compra, se tem.  As casas valorizaram no bairro”. 

O vice-prefeito José Roberto Stopa disse que tem um respeito muito grande pelo movimento comunitário e destacou que não consegue atender todas as demandas, mas busca dar respostas e atenção a todos. 

“É impossível fazer tudo numa cidade não planejada como Cuiabá em 10 ,12 e 16 anos. Um exemplo é o Jardim União, primeiro asfaltou, reformou duas escolas, depois surgiu praça. As necessidades sempre vão aumentando”.

Ele comentou sobre a obra estruturante do Contorno Leste. Antes da obra o metro quadrado era R$ 20 e agora, custa cerca de R$ 200. Ele destacou que 40% da população cuiabana será beneficiada pela obra do Novo Paraíso até a região do Osmar Cabral. O investimento público que vai resultar em investimentos privados e geração de empregos.

"Tem universidade indo para lá, só está esperando a Câmara mudar o perímetro urbano e se instalar lá. Um supermercado já comprou uma área para se instalar lá. Tem uma área que nós estamos comprando para fazer casas populares, que vai ser destinada às pessoas de baixa renda. Quando o poder público investe, a coisa vai se multiplicando, a cidade vai melhorando”. 

O vereador Kássio Coelho destacou o trabalho realizado pelo vereador Dídimo Vovô na região do Coxipó e também para as famílias mais humildes, como o projeto que se tornou lei isentando 70 mil famílias da cobrança da taxa da água. 

“Não poderia de deixar de vir prestigiar essa sessão solene, que foi indicação do vereador Dídimo Vovô, e sempre que o vereador precisar de mim estou à disposição, inclusive para votar em pautas que beneficiem o Coxipó, que completa 94 anos”.

Kássio também cumprimentou o presidente do bairro Chácara dos Pinheiros, Osvaldinho, que deve assumir a vaga de dele, pois vai tirar licença dando espaço para que os suplentes possam atuar na Câmara de Vereadores.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.