26/09/2023
Encontro do Orçamento Mulher acontece na Defensoria Pública de MT
Da assessoria
A Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso promoveu nesta segunda (25) a primeira edição do evento "Encontro em Defesa do Orçamento Mulher", que contou com diversas palestras de expoentes na luta contra as violências de gênero no estado de Mato Grosso. A atividade ocorreu no auditório da Defensoria Pública, que contou com autoridades e organizações da sociedade civil.

“Importante verificar a etiqueta desse orçamento, por exemplo, um ginecologista, um clínico geral são obrigações do atendimento do SUS, portanto não contam como investimento específico no orçamento mulher. Precisamos de investimento em políticas afirmativas que promovam equidade” afirmou a vereadora Maysa Leão (Republicanos) durante a abertura da solenidade. De acordo com Maysa, o orçamento mulher deve ser usado para quebrar o ciclo de violência contra o gênero, e não na garantia de direitos básicos.

Além da vereadora de Cuiabá, estiveram no dispositivo a Dra. Maria Luziane, defensora pública-geral do Estado de Mato Grosso, a desembargadora Clarice Claudino da Silva, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Dr. Paulo Marquezini, diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Ana Emília Sotero, coordenadora regional Centro Oeste da Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Juridicas Nacional, a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho do Mato Grosso (23° região), Adenir Carruesco, e as deputadas estaduais Janaina Riva (MDB) e Sheila Klener (PSDB).

“Mulheres não votam em mulheres porque em primeiro lugar, estão desacreditadas de si mesmas. Precisamos quebrar o ciclo patriarcal que destitui a autoconfiança das mulheres, para que então elas possam se restaurar, e só assim teremos representatividade política” declarou a desembargadora Adenir Carruesco, na mesa de abertura.

“As nossas Conexões em eventos como esse, em que vemos pessoas de diferentes setores reunidas para debater o investimento nas políticas para mulheres é que farão a verdadeira diferença. Eu espero no futuro, ver muitos homens sentados conosco para debater essa pauta tão importante para a sociedade” disse a desembargadora Clarice Claudino da Silva, presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso.

Da Assessoria

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)