29/06/2017
Vereador apoia movimento ‘Ciclovia já’ e pede construção de mais ciclovias em Cuiabá
Assessoria de imprensa

O vereador Abilio Junior (PSC), que é arquiteto e urbanista, defendeu esta semana a construção de mais ciclovias em Cuiabá. Segundo ele, a Capital do Estado é uma das que possui a menor faixa de ciclovias do País, com aproximadamente 100km de extensão, distribuídos em seis áreas da cidade.

“Temos que oferecer mais espaços como esses que contribuem para a melhora significativa da mobilidade urbana, gerando menos danos ao meio ambiente e ainda contribuindo para a qualidade de vida das pessoas”, pontuou Abilio.

Conforme um estudo feito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá possui, atualmente, 14 mil ciclistas. “São milhares de trabalhadores, estudantes, atletas e amantes da prática de pedalar que usam a bicicleta como meio de transporte, seja para lazer, seja para por esporte ou mesmo como para deslocar diariamente para seu trabalho, escola ou faculdade”, disse a integrante do Movimento ‘Ciclovia já’, Marli Spolidoro Albano.

Ciclista há mais de 17 anos, ela utilizou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores nessa terça-feira (27-07) para defender a conservação das ciclovias e ciclo faixas existentes na cidade, bem como a construção de outras.

“A bicicleta é um meio de transporte que não polui e contribui para a qualidade de vida das pessoas adeptas à prática de pedalar. E hoje, a realidade que encontramos das nossas ciclovias e ciclo faixas é de extremo abandono, sem manutenção e condições de segurança para quem passam por ela”, disse Marli.

Segundo a ciclista, como muitas pessoas utilizam a bike como meio de transporte, há também a necessidade de as empresas e órgãos públicos oferecerem condições para que os trabalhadores possam tomar banho e trocar de roupa no trabalho.

“Há uma promessa do Governo do Estado de implantar dentro das repartições banheiros com ducha para que os adeptos ao ciclismo façam sua higiene. Estamos aguardando para que essa ação se concretize para que aqueles que usam da bike como meio de transporte possa manter essa prática e, ainda, que possamos ter ainda mais adeptos a essa prática”, disse Marli, quanto uma reunião realizada entre membros do Movimento e o Governo do Estado.

Atualmente, em Cuiabá, há as ciclovias e ciclo faixas na região da Av. das Torres, do bairro Pedra 90, da Estrada do Moinho, do bairro CPA III, da Av. Mario Andreazza e da Av. Miguel Sutil.

Dana Campos
Assessora de Imprensa/Vereador Abilio Junior (PSC)

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores