06/06/2018
Feira de produtos orgânicos e artesanais marca junho verde na Câmara
Brunna Maria - CMC

Por iniciativa do vereador Justino Malheiros (PV), Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, o saguão desta Casa de Leis vai, de 11 a 15 deste mês, ser palco de uma feira de produtos orgânicos e artesanais para marcar o junho verde, mês dedicado a ações em prol de maior conscientização da preservação ambiental.

Nos primeiros dias do mês de junho transcorre a Semana Nacional do Meio Ambiente e o dia 05 é consagrado o Dia Mundial, estabelecido por Conferência das Nações Unidas, realizada na Suécia, na cidade de Estocolmo, em 1972. Justino destacou que “a intenção maior deste evento é fazer com que as pessoas estejam cada vez mais atentas à necessidade de buscarmos uma convivência harmoniosa com a natureza”.

O modo de vida moderno exige cada vez mais dos recursos naturais, fazendo com que seja imperativa a busca de alternativas para o reaproveitamento de materiais descartados.

Para a feira estão agendados cerca de 10 expositores que trabalham na área de reciclagem, dentre outras soluções. Basicamente, eles buscam encontrar saídas para garantir maior qualidade de vida para a população e o planeta. Por isso serão distribuídas mudas de árvores nativas do cerrado, simbolizando, em resumo, a necessidade de se olhar para o sistema mato-grossense, já bastante explorado e carente de ações preservativas.

Uma das iniciativas que mais chama a atenção é o trabalho proposto pelo Instituto Lacan, que se dedica ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos baseados na filosofia da permacultura, que engloba a arquitetura sustentável.

Originalmente a permacultura seria um sistema de princípios agrícola e social de design centrado em simular ou utilizar diretamente os padrões e características observados em ecosistemas naturais.

O termo foi desenvolvido pelos ecologistas australianos David Holmgren e seu professor de pós-graduação Bill Mollison, em 1978. A idéia era desenvolver a prática da “agricultura permanente”, mas acabou se expandindo para um modo de “cultura permanente” a partir do entendimento de que aspectos sociais são partes integrantes de um sistema verdadeiramente sustentável.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)